Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Instituto de Memória Histórica e Cultural participa da 15ª Semana Nacional de Museus

por Ivan Sgarabotto

A temporada cultural conta com a participação de mais de mil museus de todo o país

Foto: Anthony Tessari

Ações educativas, oficinas e cursos promovidos pelo Instituto de Memória Histórica e Cultural (IMHC) da Universidade de Caxias do Sul integram a programação oficial da 15ª Semana Nacional de Museus, realizado anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus, na segunda quinzena deste mês.

A temporada cultural da Semana Nacional de Museus, em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio), conta com a participação de mais de mil museus de todo o país, que oferecem ao público cerca de três mil atividades especiais.

As ações educativas de Educação Patrimonial, promovidas pelo IMHC, visam despertar e estimular a consciência de preservação do patrimônio histórico e de valorização da diversidade cultural. Elas são destinadas a turmas escolares, do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

No IMHC, a comunidade poderá participar das seguintes ações:
- segunda-feira, dia 15 de maio:

    9h às 19h - Ação Educativa - Visitas mediadas ao IMHC/UCS - Bloco 46
    9h às 19h - Ação Educativa - Visitas mediadas ao Laboratório de Ensino e Pesquisa Arqueológica - LEPAR/UCS - Bloco 31, sala 2
    9h às 19h - Mostra Fotográfica: Patrimônio Cultural e Sociedade Sustentável - IMHC/UCS - Bloco 46
    9h às 19h - Oficinas de Educação Patrimonial para Estudantes, no âmbito do Projeto de Extensão Educando para o Patrimônio.

Também serão realizadas oficinas destinadas a estudantes e profissionais interessados em temas do patrimônio histórico e cultural:

- Escavação Arqueológica, com Grasiela Tebaldi Toledo, que irá tratar a discussão teórica acerca de métodos e técnicas da pesquisa arqueológica, envolvendo a prática de escavação arqueológica simulada. São oferecidas duas turmas: dia 15 de maio, segunda-feira, das 9h às 12h, no Bloco 31, sala 2; e no dia 17 de maio, quarta-feira, das 14h às 17h, no Bloco 31, sala 2;

- Conservação de Fotografias, com Anthony Beux Tessari, que conta, em seu programa, a identificação, diferenciação e aplicação de técnicas de higienização sobre suportes e formatos fotográficos. São ofertadas duas turmas: dia 16 de maio, terça-feira, das 14h às 17h, no Bloco 46, sala 105; e no dia 18 de maio, quinta-feira, das 9h às 12h, no Bloco 46, sala 105.
Informações no site www.ucs.br, no link Eventos.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais