Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Filme “Legado Italiano” festeja os 145 anos da imigração italiana com registros feitos na Serra Gaúcha e na Itália

por Isadora Helena Martins

Produção que marca a estreia da diretora Marcia Monteiro será lançada em formato on demand e entra em cartaz na região na quinta-feira (12)

Foto: Divulgação

Considerada um dos maiores fluxos migratórios da história, a imigração italiana ocorrida no final do século 19 é o pano de fundo de "Legado Italiano", documentário da diretora Marcia Monteiro que terá sessões de 12 a 18 de novembro, no GNC, em Caxias do Sul, e no Movie Arte L’America, em Bento Gonçalves. 

A estreia está marcada para dia 19 de novembro. O filme é produzido pela Camisa Listrada, em coprodução com Globo Filmes, GloboNews e Celeiro Produções. O longa será distribuído pela Lança Filmes em formato on demand (locação digital) pelo site www.legadoitaliano.com.br. 

Com cenários no Rio Grande do Sul (Serra Gaúcha e Vale do Caí) e no norte da Itália, "Legado Italiano" revisita, em 84 minutos, os 145 anos da imigração italiana para a Serra Gaúcha e os inúmeros legados deixados ao longo desse tempo. A religiosidade, a música, a gastronomia, a arquitetura, a indústria, o talian e o vinho se entrelaçam na trama a partir dos relatos dos descendentes de imigrantes da região.

“Esse filme iniciou com o vinho e virou um grande legado pois descobri toda essa potência da região que, acredito, está presente na tela. É um presente que estou entregando. Teve muito amor envolvido”, disse a diretora Marcia Monteiro em entrevista ao programa Café & Cultura. 

No Rio Grande do Sul, as filmagens ocorreram nas cidades de Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Nova Pádua, Pinto Bandeira, São Sebastião do Caí e Vila Flores. Cada uma evidencia um dos temas desenvolvidos no filme. Já na Itália, a equipe esteve em Conegliano, Comunità della Vallagarina, Brentonico, Isera, Nogaredo, Rovereto, Terragnolo, Villa Lagarina, Castellano, Pedersano e Gênova. 
Foram mais de 90 entrevistados no total.

Legado Italiano" tem produção e produção executiva de André Carreira, direção de fotografia de Elton Menezes e Dandy Marchetti e montagem de Pedro Vinícius. A trilha sonora original é assinada por Mú Carvalho, com violoncelo de Jaques Morelenbaum.

Ouça a entrevista completa aqui.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais