Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

UCS lança Escola de Música com cursos abertos à comunidade

por Isadora Helena Martins

Cursos de instrumentos sinfônicos, populares e formações teóricas serão ofertados

Foto: Divulgação

A Universidade de Caxias do Sul (UCS) lança mais uma opção de formação para a comunidade: a Escola de Música da UCS (EMUCS). O projeto surge com o objetivo de oferecer cursos diversificados de instrumentos sinfônicos e populares a ainda atividades práticas e/ou teóricas e diferentes metodologias, conforme o objeto de estudo.  

Durante entrevista no programa Café & Cultura desta terça-feira (07), a professora do curso de Música da UCS, que também irá atuar na Escola de Música, Patrícia Porto, explicou que o objetivo da escola é abordar todos os estilos musicais. “A nossa escola não tem preconceito com gêneros musicais, então nós vamos trabalhar com todos os estilos musicais. Desde aquela pessoa que quer aprender a tocar instrumentos sinfônicos ou até aquela pessoa que gosta de tocar musicas populares e até músicas midiáticas”.

A EMUCS contará com professores do curso de Música da UCS, ou alunos da graduação sob a orientação dos profissionais. Mas, a escola é aberta para toda a comunidade, que queira aprender desde a base da música até se aperfeiçoar em algum gênero ou instrumento.

Além disso, a Escola também contemplará o ensino em temas como gestão cultural e marketing para músicos, história do rock, e musicalização para bebês, entre outras propostas que visam suprir demandas regionais.

Entre as primeiras propostas com inscrições abertas para início no mês de agosto, estão os cursos Do Clássico ao Metal Extremo – Uma Viagem Virtual pela História do Rock Criação Musical para Iniciantes. A carga horária é de 30 horas e a participação é válida como atividades complementares para alunos da Instituição.

As aulas, em sua maioria previstas para a modalidade presencial, neste primeiro momento devem ocorrer de forma on-line síncrona, considerando as restrições impostas pela pandemia da Covid-19. No formato, alunos e professores se reúnem virtualmente para a interação, o compartilhamento de ideias, contribuições e questionamentos. 

Mais informações sobre inscrições e condições de pagamento podem ser acessadas no site ucs.br, na aba de Extensões, a partir do e-mail [email protected] e pelo telefone (54) 3218.2610.

Saiba mais sobre as primeiras ofertas:

– Do Clássico ao Metal Extremo – Uma Viagem Virtual pela História do Rock
Ministrado pela professora do curso de Licenciatura em Música da UCS Patrícia Porto, doutora em Letras e mestra em Memória Social e Patrimônio Cultural.
Programa: Precursores e vertentes do Rock; Efeitos Sociais (moda, dança, linguagem, consumismo); Linguagem Musical (harmonia, ritmo, instrumentação); Drogas e Psicodelismo; Experimentalismo no Rock; Rock e Música Eletrônica; Movimentos Underground (punk, pop, rap, heavy metal, doom metal, death metal…); e Rock e Ideologias (fascismo, nazismo, feminismo, satanismo, cristianismo…).

– Criação Musical para Iniciantes
Ministrado pelo professor do curso de Licenciatura em Música da UCS Alexandre Fritzen da Rocha, doutor e mestre em Música.
Programa: Principais elementos da música; O que ouvir na música; Como iniciar uma composição musical; Como desenvolver uma composição musical; Introdução ao uso do computador para criar música; Misturando música com imagem; e Misturando música com texto.

Ouça a entrevista completa com a professora Patrícia Porto AQUI. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais