Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Abertura oficial do plantio da soja 2020/2021 aconteceu nesta terça-feira

por Ana Lúcia Jacomini

Evento teve formato virutal e foi gerado a partir de Júlio de Castilhos, na Região Central

Governador falou que há uma expectativa positiva para a próxima safra
Foto: Divulgação/Governo do Estado

Sem o plantio simbólico e com maquinários a campo, a abertura oficial da 10ª edição do plantio da soja no Rio Grande do Sul, safra 2020/2021, aconteceu nesta terça-feira, 20/10, em formato virtual, com a participação do governador Eduardo Leite e do secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covati Filho.  A transmissão ocorreu a partir da Cooperativa de Júlio de Castilhos (Cotrijuc), em Júlio de Castilhos, na Região Central. O município foi o segundo maior produtor da oleaginosa no RS em 2019.

Na ocasião, o governador Eduardo Leite disse que todo empreendedorismo deve ser saudado no Estado, mas especialmente aquele ligado ao agronegócio pois é o empreendimento que enfrenta adversidades climáticas. Ele lembrou a estiagem que fez o agro gaúcho perder 45% da última safra de soja, o que também gera dificuldades nesse momento de plantio. Leite, destacou ainda o otimismo dos produtores e as técnicas mais modernas que devems garantir a semeadura de uma área plantada maior esse ano, também com expectativa de produtividade maior.

Mesmo sob os efeitos da pandemia de coronavírus e ainda se recuperando da grave estiagem da temporada passada, o agronegócio gaúcho inicia o novo ciclo da soja com a previsão de obter a segunda maior colheita de grãos (que inclui além de soja, milho, arroz e feijão) da história. É o que prevê a estimativa da Emater, divulgada em setembro. O levantamento indica que a área total deve ser de 7,8 milhões de hectares (1,8% superior ao período anterior) com produção 40,2% maior do que a safra passada, alcançando 32,5 milhões de toneladas dos principais grãos de verão (soja, milho, arroz e feijão). A maior safra do Estado até então foi em 2017, com mais de 33,6 milhões de toneladas de grãos colhidos.

A soja é a cultura que tem a expectativa de maior aumento de produção (68,8%) e produtividade (65,7%) em relação à última safra, possibilitando a colheita de 18,9 milhões de toneladas – volume 68,8% superior à safra 2019/2020. Até o momento, 4% das lavouras da nova safra já foram semeadas, o mesmo percentual registrado na média dos últimos cinco anos para o mesmo período no RS.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais