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Redução nas gratificações de difícil acesso pode inviabilizar escolas agrícolas no RS

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Associação Gaúcha de Professores Técnicos de Ensino Agrícola busca soluções para tentar reverter retirada de conquistas e possibilitar o trabalho dos professores que atendem a educação rural

Foto: AgroEffective/Divulgação

As mudanças do novo plano de carreira do magistério irão impactar as escolas públicas estaduais consideradas como de campo. Muitos professores terão reduzidas as suas gratificações de difícil acesso, agora chamada de “Local de Exercício”. Atualmente o Estado possui 520 escolas consideradas do campo por desenvolverem atividades mais focadas à educação rural. Segundo levantamento realizado pelo Dieese, 85% destas instituições de ensino receberão menos do que a metade do valor máximo desta gratificação.

Em entrevista à Tua Rádio São Francisco, o presidente da Associação Gaúcha de Professores Técnicos de Ensino Agrícola (Agptea), Fritz Roloff, afirmou que o impacto é grande e que ainda não há apoio do Estado ao ensino agrícola.

Ouça AQUI a entrevista completa.

Uma das principais consequências desta redução drástica do difícil acesso para os professores das escolas agrícolas será a inviabilidade de muitos docentes atenderem os alunos em locais que não têm acesso por ônibus ou transporte escolar por ficaram muito distantes das cidades.


As escolas técnicas agrícolas possuem laboratórios vivos que precisam ser atendidos todos os dias. Muitos professores, além das aulas, realizam plantões para atender os diversos setores agropecuários de aprendizagem dentro dos colégios. Roloff salienta que são eles que abraçam as atividades juntos aos animais, em cima de máquinas para plantar e colher, ou seja, realizam todo o acompanhamento que uma lavoura ou criação precisa receber.  Portanto, ressalta o presidente da Agptea, o Estado não reconhece a diversidade de atividades que estas escolas têm.

Roloff acrescenta, que mesmo com a questão da pandemia do Coronavírus, a Associação está se articulando e organizando estratégias na busca de soluções.

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