Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Programa de Domingo
19:00:00
 
 

Comandante do Corpo de Bombeiros de Veranópolis fala sobre situação de novos PPCIs

por Dirceu Tedesco

Sargento Fabiano Moraes fala também sobre “Bombeiros Voluntários” e reformas no quartel

Foto: Dirceu Tedesco / Rádio Veranese

A reportagem da Tua Rádio Veranense conversou com o comandante do Corpo de Bombeiros de Veranópolis, sarg. Fabiano Moraes sobre a questão de recebimento de novos Planos de Prevenção e Proteção contra Incêndio (PPCI), também foi abordado sobre a formação de “Bombeiros Voluntários” e pela reformas que o quartel está passando.

Desde segunda-feira, 24, o Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul não recebe novos Planos de Prevenção e Proteção contra Incêndio (PPCI). De acordo com a corporação, a decisão ocorreu porque as recentes mudanças na lei estadual de prevenção a incêndios, a Lei Kiss, sancionadas pelo governador Ivo Sartori em setembro deste ano, entraram em vigor na última semana, mas ainda não foram regulamentadas.

Com isso, deixaram de valer as tabelas da lei anterior adotadas pelos bombeiros para as análises dos projetos. Ao mesmo tempo, as novas diretrizes que estipulam as exigências de acordo com a classificação de risco das edificações não foram publicadas. Ou seja, os profissionais das Seções de Prevenção a Incêndios (SPI) ficaram sem parâmetros para analisar os novos planos.

O projeto que reduz prazos e exigências para o funcionamento de estabelecimentos comerciais foi aprovado pela Assembleia Legislativa no dia 30 de agosto. O governador José Ivo Sartori sancionou o projeto no dia 22 de setembro, com prazo de 30 dias para entrar em vigor.

Esta é a terceira modificação na legislação estadual de prevenção de incêndios desde que foi criada, em dezembro de 2013. A Lei Kiss foi elaborada depois do incêndio na boate Kiss em janeiro de 2013, em Santa Maria. A tragédia resultou na morte de 242 pessoas e deixou outras mais de 600 feridas.

Ouça a entrevista do repórter Dirceu Tedesco com o comandante do corpo de bombeiros de Veranópolis, sargento Fabiano Moraes.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais