Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Veranópolis tem redução nos índices de criminalidade em 2023

por Daniela Affonso

Um dos destaques envolve os casos de furto, que apresentaram redução de cerca de 200%, em comparação com o ano anterior

Delegacia de Polícia Civil de Veranópolis
Foto: Dirceu Tedesco | Tua Rádio Veranense

Em entrevista à Tua Rádio Veranense na quinta-feira (21), o delegado de polícia de Veranópolis, Tiago Madalosso Baldin, apresentou os indicadores criminais deste ano. De acordo com ele, o balanço é positivo, já que foram observadas reduções nas ocorrências. 
Em 2022 foram registradas 125 ocorrências voltadas à Lei Maria da Penha e neste ano, 109. Esses fatos incluem ameaça, descumprimento de medida protetiva, lesão corporal, injúria, feminicídio, perseguição, vias de fato e violência psicológica. 
Os furtos diminuíriam cerca de 200%. Em 2022, foram 59 inquéritos policiais e, neste ano, 21. Nesse índice, estão englobados furtos simples, em veículo e arrombamento. De acordo com o delgado, na maior parte dos casos a polícia chegou aos autores.
Os casos de estelionato, que consistem na prática de golpes, tiveram redução de 91 registros em 2022 para 61 em 2023. Tal diminuição pode estar relacionada a campanhas, entrevistas e alertas sobre o tema, que continuia presente, afinal, dos 353 procedimentos policiais em andamento na delegacia de Veranópolis desde 2020, 120 são casos de estelionatos. Estes, que incluem golpe do bilhete, falso empréstimo com taxa zero e aplicações e transações comerciais online. 

Investigações da Polícia Civil

Roubo a estabelecimento comercial: Em 2023 foram três ocorrências (duas instaurações com indiciamento criminal e uma com instauração em andamento), em 2022, foram cinco ocorrências (três resolvidas com indiciamento, uma instauração sem autoria e uma em andamento, dependendo de perícia).

Roubo a residência: uma ocorrência foi arquivada em 2023, pois não era verdadeira. No ano anterior, foram três casos (duas instaurações sem autoria e uma andamento). 
Roubo a pedestre: duas ocorrências em 2023 (uma arquivada por ser falsa e a outra com instauração em andamento). Em 2022, também foram duas, com indiciamento.

Homicídio culposo da direção de veículo: duas ocorrências com instaurações em andamento em 2023. No ano anterior, foram duas com indiciamento.

Feminicídio: Em 2022 foi registrado um fato consumado e um tentado. Em 2023 não houve registro.

Tentativa de homicídio: duas ocorrências com instaurações com indiciamento em 2023 e também, em 2022. 

Homicídio: duas ocorrências, uma delas com instauração de indiciamento. O outro fato não teve indiciamento, por envolver um animal doméstico. 

Clique aqui e assista a entrevista completa.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais