Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Roubo de veículos diminui 48,1% em fevereiro no Rio Grande do Sul

por Almeri T Angonese

Essa queda é em comparação ao mesmo período do ano passado.

Foto: Helvio Romero/Estadão Conteúdo

Total de ocorrências foi a menor para mês desde o início da série histórica, iniciada em 2002. Em fevereiro de 2021, houve novos recordes na redução da criminalidade no Rio Grande do Sul. Roubos de veículos caíram praticamente pela metade, foram 470 ocorrências em fevereiro, 48,1% menos do que as 905 registradas no mesmo mês do ano passado.

O acumulado do primeiro bimestre do ano, tem retração semelhante. O número de veículos roubados passou de 1.807 nos dois primeiros meses de 2020 para 1.015 neste ano, apresentando que da 43,8%, também a menor soma em toda a série histórica.

As restrições de circulação impostas em função da pandemia de Covid-19, podem ter impactos nos números, mas a redução recorde nos roubos de veículo ocorre no mês em que houve aumento na circulação.

A empresa InLoco apresentou um cálculo feito a partir do monitoramento da localização de celulares, mostra que a média da taxa de isolamento social no RS em fevereiro ficou em torno de 30% a 35%, nível próximo do registrado antes do surgimento da Covid-19. Mesmo com os feriados de Navegantes em alguns Municípios e Carnaval quando o índice de isolamento costuma subir. No dia 19 de fevereiro, por exemplo, o Estado registrou taxa de 28,8%, a mais baixa desde o início da pandemia. Além disso, dados do CRBM (Comando Rodoviário da Brigada Militar) apontam que uma média de 49,3 mil veículos por dia tomaram as estradas gaúchas rumo aos litorais Norte e Sul em fevereiro.

Por outro lado, foram mantidas as ações das forças de Segurança de forma integral e ininterrupta, dando continuidade a uma série de políticas públicas com impacto direto na redução dos roubos de veículo. Um exemplo é o lançamento pelo DetranRS (Departamento Estadual de Trânsito) do site Peça Legal (detran.rs.gov.br/pecalegal), que possibilita a consulta de peças usadas disponíveis para compra nos Centros de Desmanche de Veículos credenciados.

A ferramenta de busca reúne o estoque cadastrado e permite pesquisas por tipo de veículo (carros, motos, caminhões, ônibus e outros), pelo nome da peça e também pelo modelo do automóvel. As peças comercializadas por estes estabelecimentos têm rastreabilidade de origem e respeitam critérios técnicos de segurança e normas ambientais para a sua seleção. Além disso, adquirindo os itens listados no Peça Legal, o cidadão está contribuindo diretamente para a queda dos índices de roubo de veículos com fins de desmanche, afinal os materiais disponíveis nos CDVs têm origem lícita comprovada. Atualmente, o DetranRS tem 431 CDVs homologados e 81 empresas em processo de credenciamento.

Outra política pública com impacto direto no combate aos roubos de veículos é a Força-Tarefa Desmanches, que fazem parte, além do DetranRS, a Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Instituto-Geral de Perícias. Criada em 2016 e ampliada ao longo dos anos, a Operação Desmanche aprimorou o combate à receptação e ao desmonte de veículos roubados, impedindo que estabelecimentos irregulares ou que vendam peças sem origem identificada continuem em funcionamento. Já foram realizadas 96 operações, foram visitados 53 municípios, realizadas 73 prisões, foram interditados 144 estabelecimentos e foram apreendidas 7,4 mil toneladas de sucata e peças sem procedência confirmada.

A partir de dezembro de 2017, um ano após a criação da Operação Desmanche, o Estado iniciou uma sequência de reduções na comparação com o mesmo mês do ano anterior que se mantém até hoje, sendo 39 meses seguidos de quedas registradas. A retração mais profunda, de 54,8%, ocorreu em novembro de 2020, quando houve o menor número de ocorrências em um mês desde o início da série histórica, em 2002. A queda de 48,1% em fevereiro de 2021 é a segunda maior dentro dessa sequência.

O roubo de veículos é um dos indicadores permanentes do foco territorial da GESeg (Gestão de Estatística em Segurança) dentro do programa RS Seguro, o que também garante um acompanhamento intensivo nos municípios que concentram a maior parte desse tipo de crime e repercute na ampliação da queda no âmbito geral do Estado. São 23 municípios priorizados e os roubos de veículos reduziram de 826 em fevereiro de 2020 para 419 no mesmo mês deste ano registrando queda 49,3%. Isso significa que, do total de 435 casos a menos no Estado em fevereiro, nove em cada 10 deixaram de ocorrer em cidades que integram o bloco prioritário do RS Seguro. Só a Capital registrou quase metade do total da redução verificada no Estado em fevereiro. Foram 184 roubos de veículos a menos, de 376 casos no ano passado para 192 neste ano, diminuindo 48,9%. No acumulado do 1° bimestre em Porto Alegre, a comparação com igual período de 2020 representa retração de 47,6%, passando de 740 ocorrências para 388.

 

 

Fonte: Jornal O Sul

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais