Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Como não exagerar nas festas de final de ano

por Marco Aurélio Santana

Nutricionista Aline Ghiouleas Abruzzi dá dicas

Foto: Divulgação

Cortar tudo? só líquido?

  • Durante esta época de comemorações, não é raro as pessoas se culparem pelos deslizes alimentares.  Esse tipo de comportamento pode interferir no prazer de comer e acabar com o clima das festas.
  • Trata-se de uma época diferenciada, só acontece uma vez por ano. Ninguém vai se tornar obeso ou menos saudável só porque participou de uma ceia de Natal. Quem se alimenta bem, não vai comprometer o resultado, vale o equilíbrio do ano todo.
  • O melhor é planejar o que e quanto comer antes de começar.
  • Não dia seguinte ou no dia do evento não preciso cortar tudo, fazer jejum, correndo o risco de entrar no ciclo compulsão e restrição. Quando restrinjo demais a alimentação em um dia tenho maior probabilidade de comer em demasia na refeição seguinte.
  • Parar com o pensamento que tenho que comer tudo o que estou pagando. Se pago 50,00 por uma comida livre, como um rodizio de pizza, não quer dizer que preciso comer todos os 50,00. Se realmente não puder pedir apenas uma pizza e dividir o melhor é comer apensa até ficar satisfeito
  • Não ultrapasse o limite do estomago, sempre que ultrapassamos aumentamos o volume que cabe nele, e cada vez mais teremos necessidade de mais comida.

·         Faz parte da nossa cultura mesa farta e comemorar com comida. Coma o que todo mundo está comendo, mas não é preciso comer todos os tipos de pratos e sobremesas servidos. Lembre que 10 brigadeiros tem o mesmo gosto que 1 brigadeiro.

·         Se você fizer parte da organização do cardápio, priorize os pratos tradicionais da ceia, e evite salgadinhos de padaria tão comuns em qualquer época do ano. Se você for apenas um convidado, verifique o que será servido para poder escolher o que realmente está com vontade.

·         Tenha prazer com cada escolha, saboreie deliciosamente e não fique pensando na próxima porção que será servida. O importante é comer com prazer e sem extrapolar. Um pouco de cada e não repetir o prato.

·         Intercale a bebida alcoólica com água, deguste a bebida e não beba apenas para matar a sede

·         Mantenha as atividades físicas mesmo nesta época do ano, muitas pessoas estão de folga ou de férias e precisam encontrar pelo menos 1 hora para fazer exercícios.

·         E para o dia seguinte, a dica é beber muita água. “A hidratação é importante, já que o álcool desidrata o organismo – por isso, você fica com a boca seca e dor no corpo”. A orientação é tomar muita água, chás, água-de-coco e comer alimentos mais leves como frutas, verduras e legumes evitando sempre as frituras e alimentos gordurosos, que dificultam a digestão e pioram a ressaca.

·         Nada de esperar para o ano que vem para melhorar sua alimentação, comece hoje mesmo!

Ouça a entrevista completa.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais