Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
10:00:00
Gente Nossa
14:00:00
 
 

Devido ao baixo índice, Veranópolis realiza horário estendido para vacinação de crianças e adolescentes nesta quarta (31)

por Cida Cardoso Valna

Índices baixos de vacinação aumentam os riscos para doenças imunopreveníveis, como coqueluche, poliomielite, sarampo, caxumba, rubéola, varicela, meningite, gastroenterite por rotavírus, hepatites A e B, entre outras

A Saúde de Veranópolis promove nesta quarta-feira (31), horário estendido para a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação, que visa atualizar a caderneta de imunização de crianças e adolescentes.  Pelo calendário básico de vacinação, até os sete anos de idade são 14 vacinas previstas pelo Programa Nacional de Imunizações e nove, a partir dos sete anos. Fora do calendário básico há ainda as outras vacinas de campanhas, como a da covid-19 e da gripe (influenza).

A ação desta quarta deve-se à baixa procura pelo serviço nos postos de Saúde do município - o que na verdade é um reflexo dos cenários estadual e mnacional. Veranópolis possui uma meta de 1010 crianças a serem vacinadas, sendo que, de acordo com os dados fornecidos pela Secretaria referente ao levantamento realizado na última quinta-feira (25), 546 crianças foram vacinadas, o que representa 54,1% da cobertura. Esses dados são lançados semanalmente.

A vacinação em horário estendido ocorrerá no Posto de Saúde Central até às 19h. A população-alvo contra a poliomielite são todas as crianças de um a quatro anos, 11 meses e 29 dias. Já na multivacinação, o público-alvo são crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos, 11 meses e 29 dias), não vacinados ou com esquemas vacinais incompletos, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação. 

Proposta estadual de vacinação nas escolas

O baixo índice de cobertura vacinal das doses do calendário básico e de campanhas como a da covid-19, motivou a pela Secretaria da Saúde (SES)  a propor aos municípios a mobilizarem a vacinação junto às escolas do Estado. A proposta é de que esta ação iniciasse nesta quarta-feira (31), sendo que cada cidade, a partir de sua estrutura, define os locais e datas onde a imunização estará disponível. Veranópolis ainda estuda a proposta, que poderá ser adotada após a análise dos resultados da ação de hoje.

A proposição da SES é de que as equipes das Unidades Básicas de Saúde possam fazer o acompanhamento e monitoramento das cadernetas de vacinação dos alunos nos seus territórios. A partir desses dados, elaborar calendários para a visitação até a escola e ofertar as doses necessárias, com a autorização dos pais ou responsáveis.
O número de crianças a adolescentes a serem vacinados dependerá da quantidade desse público que tiver alguma dose em atraso ou no prazo para ser realizada. 

Queda nas coberturas

Índices baixos de vacinação aumentam os riscos para doenças imunopreveníveis, como coqueluche, poliomielite, sarampo, caxumba, rubéola, varicela, meningite, gastroenterite por rotavírus, hepatites A e B, entre outras.

Até o dia 09 de setembro, segue aberta a campanha nacional de vacinação contra a poliomielite para crianças menores de 5 anos e a multivacinação para atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos.

Considerando seis das vacinas previstas até o primeiro ano de idade, nos últimos anos em nenhuma delas foi alcançada a meta de vacinação de atingir ao menos 95% do público da idade preconizada, sendo que em 2020 nenhuma ficou acima dos 90%. Os dados de 2021 ainda são parciais, pois essas vacinas de rotina têm um prazo de até 12 meses para o município registrar as aplicações no sistema do Programa Nacional de Imunizações, mas já indicam que também ficarão abaixo do preconizado.

*Com informações da Secretaria de Saúde
Texto: Cida Cardoso Valna | Tua Rádio Veranense

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais