Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Unidade Amiga do Idoso buscará atendimento humanizado aos longevos

por Cida Cardoso Valna
Foto: Divulgação

A Secretaria da Saúde de Veranópolis aderiu, junto às novas estratégias de incentivo estadual e à Atenção Primária em Saúde, a política da Rede Bem Cuidar, onde haverá no município a primeira Unidade de Saúde amiga do idoso. A Rede Bem Cuidar RS integra o Programa Estadual de Incentivos para Atenção Primária à Saúde, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, dentro do componente estratégico de qualificação da Atenção Primária à Saúde.

O projeto tem como objetivo incentivar a melhoria e o fortalecimento dos serviços de Atenção Primária à Saúde oferecidos à população gaúcha.

“Será um grande desafio, mas estamos muito empolgados com esse programa.  O projeto visa a qualificação da equipe de assistência, criação de estratégias para conduzir os desafios que estamos enfrentando e iremos enfrentar em relação à pandemia naquele território”, relata a secretária de Saúde Vanessa Calioni Bordignon.

A unidade pioneira em Veranópolis será na Estratégia da Saúde da Família – Posto do bairro Santo Antônio, onde a equipe receberá reforços multiprofissionais de Enfermagem, Farmácia, Nutrição e Psicologia. “A ESF Santo Antônio foi escolhida pois seu público busca muito a unidade, tem vínculo próximo e entendemos que é um local onde será feito um grande trabalho pelo potencial da equipe e também pela questão do perfil da comunidade”, revela.

O intuito é de aprimorar e ampliar as estratégias de processos de trabalho em equipe, viabilizando um olhar atento ao envelhecimento da população e a absorção de um atendimento multidimensional da população idosa. Ainda segundo Vanessa, haverá um mapeamento da área para que as estratégias possam ser implantadas, tornando o atendimento mais humanizado.

“Vamos trabalhar muito com a questão da prevenção e promoção em saúde, pensando num envelhecimento saudável para que esse público tenha uma qualidade de vida ao longo dos anos. Sabemos que Veranópolis é conhecida por ser uma cidade amiga dos idosos e a Terra da Longevidade, mas precisávamos pensar em estratégias para fortalecer o Serviço Primário de Saúde e principalmente, oferecer algo diferenciado para a população idosa.  Esse projeto veio ao encontro da nossa vontade de fazer acontecer.  O ano de 2022 virá com novas possibilidades de ampliar e qualificar o atendimento. Futuramente nossa intenção é que todas as equipes sejam qualificadas e preparadas para melhor atender esse público”, conclui.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais