Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Devido ao surto nacional, municípios da região intensificam campanha de vacinação contra a influenza

por Cida Cardoso Valna
Foto: Larissa Macena | Tua Rádio Veranense

A epidemia de gripe que se alastrou por alguns estados do país provocou a corrida da população para tomar a vacina contra o vírus Influenza. Diante da grande procura, secretarias estaduais buscam ampliar neste fim de ano a imunização de pessoas que não participaram da campanha de vacinação, que foi iniciada no começo de 2021.

No Rio Grande do Sul, a vacinação segue disponível nos municípios para todas as pessoas acima de seis meses de idade. No estado, a meta de vacinação não foi atingida neste ano. Cerca de 79% do grupo de pessoas de risco (idosos, comorbidades, gestantes e crianças) foram vacinadas.

Confira como os municípios da microrregião procederão nas próximas semanas:

Cotiporã

Cotiporã manteve a aplicação das vacinas contra influenza aberta até este mês de dezembro, até que as mesmas acabassem. “Nós solicitamos mais cinco frascos, que representam mais 50 doses para que possamos continuar a aplicação nos meses de janeiro e fevereiro”, esclarece a enfermeira da Vigilância em Saúde, Eliane Tibola.

Assim que as doses chegarem ao município, as datas para a aplicação serão divulgadas à toda a comunidade.

Fagundes Varela

Até o momento, o município não possui demanda de pacientes com sintomas respiratórios. Segundo a Secretária de Saúde Fernanda Grosseli, Fagundes teve uma boa adesão da comunidade na Campanha de Vacinação contra a Influenza.

“Mesmo assim, estaremos solicitando algumas doses da vacina contra a influenza para a 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, a fim de disponibilizar aos munícipes que por ventura não tenham se vacinado durante a campanha. Assim que essas doses chegarem ao município, informaremos a comunidade”, afirma.


Veranópolis

Maria Gorete Belini, Enfermeira da Vigilância epidemiológica de Veranópolis, informou que a adesão à vacinação contra a influenza na Terra da Longevidade foi baixa e, por conta disso, a campanha será retomada no município. “Veranópolis teve somente 72,5% da meta de vacinação atendida. Então a partir de segunda-feira (03), a vacina estará disponível para a população acima dos seis meses de idade que ainda não se vacinou”, diz.

O imunizante estará disponível em todos os postos de saúde nos horários das 08h às 16h no Posto de Saúde Central, e nas ESF das 08h às 11h e das 13h às 16h.

Vila Flores

No município de Vila Flores a vacinação será mantida. Segundo a Secretária de Saúde Elenice Pértile, foi realizado um pedido junto à 5ª Coordenadoria para o envio de mais doses para atender à procura pela vacina por aqueles que ainda não fizeram a imunização contra a influenza este ano.

“Não será realizada uma nova campanha de vacinação, somente atenderemos à demanda, pois teremos vacinas disponíveis”, informa.

A campanha de imunização contra a gripe foi lançada em março pelo Ministério da Saúde e deveria durar até julho. Inicialmente, seriam vacinados somente as pessoas de grupo prioritário, mas diante da baixa procura da população, a campanha foi estendida para todas as faixas etárias.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais