Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Programa de Domingo
19:00:00
 
 

Vista Alegre do Prata registra o primeiro caso da Covid-19

por André Fabio Bresolin

Homem de 53 anos está internado há cinco dias no Hospital Manoel Francisco Guerreiro e veio do Rio de Janeiro

Paciente aguarda exames laboratoriais de controle e, conforme profissionais, não apresentou quadro febril nas últimas 48h
Foto: Arquivo/Hospital Manoel Francisco Guerreiro

O Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen/RS) confirmou na tarde da terça-feira, dia 28 de abril, o primeiro caso do novo coronavírus (Covid-19) no município de Vista Alegre do Prata. O homem, de 53 anos, que está internado há cinco dias no Hospital Manoel Francisco Guerreiro, desembarcou no município vindo do Rio de Janeiro para atividades profissionais na região.

Após permanecer em isolamento domiciliar por motivo de deslocamento seguir as orientações dos órgãos de saúde dos dois Estados, ele apresentou sintomas da doença e foi internado na sexta-feira, dia 24 de abril. O paciente, conforme a direção da unidade hospitalar, está internado em uma ala específica para tratamento de pessoas com suspeita ou confirmação da Covid-19. Ele não teve e não tem contato com os demais. Somente a equipe de saúde, qualificada e treinada exclusivamente para a situação, presta o atendimento necessário e tem contato com o vista alegrense.

“O paciente está em área de isolamento, estável, e estão sendo tomadas todas as precauções para evitar contaminação”, destaca a direção do Hospital.

O paciente aguarda exames laboratoriais de controle. Conforme os profissionais, o homem tolerou bem o desmame de suporte de oxigênio por cateter e não apresentou quadro febril nas últimas 48 horas. Seguindo a boa evolução clínica e nas condições dos exames complementares, tem previsão de alta breve.

“Foi algo que me abalou muito. Cumpria isolamento no Rio de Janeiro, e após a quarentena voltei a Vista Alegre do Prata, onde seguindo as normas de saúde, também estava em isolamento preventivo. De sintomas leves de resfriado, para uma forte pneumonia e agora a confirmação da Covid-19. Realmente quero dizer às pessoas o quanto é importante cumprirmos os prazos de isolamento, usarmos máscaras, nos cuidarmos. E ainda assim ninguém está livre. Recebi muito carinho e agradeço a cada oração e pensamento positivo. Sair dessa experiência renova minha força e minha admiração a todos os profissionais de saúde. Obrigado pelo carinho e cuidado tanto em Vista Alegre do Prata, quanto no Hospital Manoel Francisco Guerreiro. Logo terei alta e seguirei novamente o isolamento necessário”, disse o primeiro paciente com teste positivo da Covid-19 em Vista Alegre do Prata.

Vista Alegre do Prata

Em nota, publicada na rede social (Facebook), o Poder Público de Vista Alegre do Prata comunicou a notificação positiva para a Covid-19.
“Registrada hoje a confirmação do primeiro caso positivo para Covid-19 no Município. Paciente encontra-se em isolamento hospitalar. Também foi registrado mais um atendimento de síndrome gripal com suspeita de Covid-19, sendo orientado o isolamento domiciliar. É importante salientar à população que mantenha os cuidados preventivos para que não surjam novos casos. Somente saia de casa se realmente houver necessidade e use máscara. A máscara protege quem usa e também os outros. Faça sua parte”.

Estado e região

Conforme o Informativo Epidemiológico, divulgado pelo Governo do Rio Grande do Sul, o Estado contabiliza 1.286 casos confirmados da Covid-19 em 131 municípios. Destes, 784 estão recuperados (60,96%), 45 foram a óbito (3,50%) e 457 estão ativos (35,54%). O maior número de casos registrados é em Porto Alegre com 439.
Na região, além da confirmação do primeiro caso de Vista Alegre do Prata, os municípios de Serafina Corrêa (12), Nova Prata (3), São Domingos do Sul (3), Paraí (2), Anta Gorda (2), São Jorge (2), Muçum (2), Arvorezinha (1) e Vila Maria (1) registram pessoas infectadas com o novo coronavírus. A grande maioria dos casos já estão curados. A única morte é de um homem, de 64 anos, natural de Serafina Corrêa.
Guaporé, conforme o boletim epidemiológico, não registra nenhum caso da Covid-19. Foram realizadas 12 coletas, sendo 10 descartadas. Três profissionais de saúde estão afastados com suspeita e aguardam o tempo para o exame.

Central de Conteúdo/Rádio Aurora 107.1 FM
Rede Scalabriniana de Comunicação
Siga-nos no Instagram: @rdauroraguapore

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais