Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Veranense relata melhora após utilização da fosfoetanolamina

por Davi Trintinaglia

Eliane Dal Piva usa a substância há cerca de dez dias e relata que já teve uma recuperação considerável do câncer

Eliane Dal Piva.
Foto: Dirceu Tedesco/Rádio Veranense

O Brasil está no centro de uma polêmica sobre a utilização da fosfoetanolamina, substância que tem sido apontada como revolucionária no tratamento do câncer. Porém, especialistas vêm alegando a necessidade de maiores estudos e testes clínicos para comprovar a sua eficácia.

A questão virou caso de Justiça depois que pacientes ganharam liminares para que a Universidade de São Paulo (USP) distribuísse a fosfoetanolamina em cápsulas. Contudo, a própria USP, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e diversas autoridades médicas alegam que a substância não passou por testes em humanos, por isso nem mesmo pode ser considerada um remédio.

Apesar da polêmica, em Veranópolis existe o exemplo de Eliane Dal Piva, 42 anos, moradora do bairro São Francisco, que está se recuperando com a utilização da substância. Ela foi diagnosticada com câncer há seis meses.

Inicialmente, percebeu um nódulo no pescoço e os exames apontaram que já estava em estágio avançado, afetando o pulmão, fígado, traquéia, pescoço e coluna. “Perdi o chão”, revela. A seguir, Eliane fez 30 sessões de quimioterapia e não obteve resultados positivos. Além disso, os nódulos aumentaram de tamanho, um cisto no rim se criou e os ossos da coluna se degeneraram.

Eliane, através de amigos, teve conhecimento sobre a fosfoetanolamina e decidiu tentar utilizar a substância. Para isso, precisou obter uma liminar com ajuda de um advogado. Usando há cerca de dez dias, ela relata que já teve uma recuperação considerável, pois voltou a ter mais disposição, não sente mais enjoos e o cabelo já está nascendo novamente. “Eu vejo dia por dia a melhora, o nódulo no pescoço visivelmente já está diminuindo e não sinto dores”.

Ouça a entrevista com Eliane Dal Piva no áudio ao lado.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais