Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

“Estamos chegando perto do limite”, diz secretário da Saúde de Caxias do Sul sobre abertura de leitos de UTI

por Isadora Helena Martins

Prefeitura disponibiliza oito novos leitos na UTI do Hospital Virvi Ramos nesta quarta-feira (29)

Foto: Divulgação / Andréia Copini

O avanço da Covid-19 na região de Caxias do Sul está tendo reflexos também na elevada taxa de ocupação de leitos de UTI. Desde o dia 16 de julho, mais de 80% das vagas de Terapia Intensiva no Sistema Único de Saúde do Município estão em utilização. Após mais de dez dias com crescimento no número de internações, a Prefeitura vai disponibilizar oito novos leitos de UTI, no Hospital Virvi Ramos. As novas unidades entram em funcionamento nesta quarta-feira (29).

Segundo o secretário da Saúde, Jorge Olavo Hahn Castro, esse é um procedimento adotado pela Administração Municipal: “Esse é o planejamento da Secretaria. Quando a taxa de ocupação atinge 80% e permanece mais de uma semana com essa taxa, já há necessidade de se abrir mais leitos de UTI. E foi o que fizemos, essa taxa de ocupação se manteve elevada, então, agora, estamos abrindo mais oito leitos”.

O custo diário estimado de cada leito, tendo em vista os materiais necessários como medicamentos, equipamentos de proteção individual e equipe multiprofissional, é de R$ 2.970,00. Ou seja, para manter o funcionamento de oito leitos, o repasse mensal será de R$ 712.800,00. Porém, a parte financeira não é a que mais preocupa neste momento. Durante entrevista na Tua Rádio São Francisco, o secretário afirmou que a possibilidade de abrir novas vagas em UTI está chegando no limite devido à escassez de profissionais: “O principal impacto é a mão de obra que está se tornando escassa. Não foi só a prefeitura que inaugurou novos leito, a iniciativa privada também ampliou a capacidade. Os profissionais são praticamente os mesmos, então nós estamos chegando numa fase que vai se esgotar os profissionais para trabalhar em UTI, isso não só os médicos, mas como enfermeiros e técnicos de enfermagem”, destacou.

O titular da pasta ainda explicou que para abrir novos leitos de UTI é necessário seguir algumas diretrizes como: a disponibilização de um médico intensivista para cada 10 leitos, um enfermeiro por setor e um técnico de enfermagem para cada dois leitos ou, por vezes, um profissional para atender somente um leito em casos de isolamento.

 

Caxias tem incremento de mais de 100% nos leitos de UTI

Desde o início da pandemia do coronavírus, aumentou 114% a oferta de leitos de UTI adulto SUS em Caxias do Sul. O Município contava com 34 e, agora, são 73 leitos de cuidados intensivos. Dos 39 leitos abertos desde 18 de maio, 24 ainda são custeados apenas pela Administração Municipal. Em 18 de maio foram abertos dez leitos no Hospital Geral. Em 8 de junho, o Hospital Virvi Ramos abriu mais cinco leitos. Em 22 de junho, a Prefeitura adquiriu um leito no Hospital do Círculo. Dia 1º de julho foram abertos sete leitos no Hospital Pompeia e, em 9 de julho, a Prefeitura abriu outros oito leitos também no Hospital Geral.

Os leitos contam com camas hospitalares, ventiladores pulmonares, monitores de beira de leito, bomba para medição e para dieta, entre outros equipamentos essenciais para o tratamento de pacientes com Covid-19. Na entrevista, Castro também mencionou que o município estuda abrir cerca de dez novos leitos noas próximas semanas, visto que se projeta um pico de contaminações pelo coronavírus no início do mês de agosto. Ouça a entrevista completa AQUI.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais