Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Hambúrguer pode ser opção saudável de alimento à mesa

Baixar Áudio por Beverli Rocha

Médica explica os vilões da receita e ensina jeito de fazer menos nocivo

Foto: Divulgação

Hoje, no Dia Mundial do Hambúrguer, aprenda dicas saudáveis para preparar o seu hambúrguer e entenda como consumir essa iguaria sem culpa. A médica nutróloga e ortomolecular, Daniela Kappes, participou do programa Temática e falou sobre o assunto.

Entre as dicas da médica, tem receita de maionese saudável, já que o molho é um dos vilões da receita. Confira.

Maionese de abacate: ingredientes 10 1/2 abacate; 2) o suco de 1/2 limão; 3) sal a gosto; 4) 1 colher de sopa de mostarda da sua preferência; 5) entre 100 e 200 ml de água; 6) 2 colheres de sopa de azeite de oliva; 7) temperinhos verdes a gosto. Modo de fazer: bata todos os ingredientes no liquidificador e pronto.

Daniela Kappes também apresentou uma opção de hambúrguer vegetal feito com quinoa. Confira.

Ingredientes: 1/2 xícara de chá de quinoa; 2 xícaras de chá de água; 1 colher de sopa de azeite; 1 cebola pequena picada; 1 abobrinha pequena ralada; 1/2 xícara de chá de cenoura ralada; 1 gema de ovo; 3 colheres sopa de farinha de rosca; 1 batata sem casca cozida e amassada; 3 colheres de sopa de cheiro-verde picado; sal a gosto; pimenta-do-reino a gosto.Modo de fazer: cozinhe a batata até estar macia e esprema. Cozinhe a quinoa até estar macia, escorra e reserve. Rale a abobrinha e cenoura no ralo grosso e reserve. Cozinhe a quinoa na água fervente até que fique al dente. Escorra bem e reserve. Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola até murchar. Adicione a abobrinha e a cenoura e deixe por mais dois minutos. Misture a quinoa previamente cozida, a gema, farinha de rosca e batata amassada. Tempere com o sal e a pimenta. Divida a massa em 6 porções. Achate-as em assadeira untada na forma de um hambúrguer e leve para dourar em forno médio. Sirva como quiser com acompanhamentos saudáveis.


A saber: Comemorado no dia 28 de maio, há quem diga que o Dia Mundial do Hambúrguer surgiu na cidade de Hamburgo, na Alemanha. Na época, a combinação era o clássico pão com bife de carne moída, e somente nos anos 50 chegou ao Brasil, já com uma variação no cardápio - inspirado no tradicional cheeseburger americano.
 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais