Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Programa de Domingo
19:00:00
 
 

Mantenha em dia a vacinação contra a febre amarela

por Almeri T Angonese
Foto: Divulgação

Em função do aumento no número de casos de Epizootia (bugios mortos e com confirmação laboratorial de Febre Amarela) em diversas localidades do Estado, a Secretaria da Saúde de Veranópolis reforça a importância de manter em dia a vacinação contra a Febre Amarela. Bugios e macacos-prego (no caso do RS), são sentinelas de transmissão da doença e não causam riscos à população.

Esses animais são indicadores da presença do vírus no ambiente silvestre. Eles adoecem após serem picados pelo mosquito transmissor, o Haemagogus. Pessoas não vacinadas são contaminadas somente quando são picadas pelos mosquitos infectados. Quem não está vacinado e que vive em regiões rurais ou silvestres, ou que se deslocam para essas áreas correm o risco de contrair a doença.

A melhor forma de prevenção da Febre Amarela é a vacinação, as vacinas estão disponíveis à população nas Unidades Básicas de Saúde do município. Além disso, é importante que as pessoas utilizem repelentes ao circularem por áreas de interior, ambientes silvestres e matas.

A vacina deve ser aplicada em duas doses para crianças menores de cinco anos, ou seja, a criança deve tomar a primeira dose aos nove meses e realizar um reforço aos quatro anos. Para aquelas crianças que não receberam a vacina nesse período, é recomendado procurar orientação no Posto de Saúde de referência. Após os cinco anos, crianças que ainda não receberam nenhuma dose, poderão receber apenas uma. A dose única é aplicada para pessoas entre 5 e 59 anos. Quem já recebeu pelo menos uma dose da vacina, já é considerado imunizado, sem necessidade de tomar nova dose. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais