Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Segunda fase de estudo sobre coronavírus ocorreu no fim de semana

por Ana Lúcia Jacomini

Ao todo, 500 moradores de Passo Fundo foram testados para a doença e o resultado deve ser divulgado nesta quarta

Ainda restam duas etapas do estudo
Foto: Divulgação/UPF

Foi realizada no final de semana, a segunda fase da pesquisa inédita que irá mapear os casos de coronavírus no Rio Grande do Sul, avaliar a velocidade de disseminação da Covid-19 e fornecer subsídios para estratégias de saúde pública baseadas em evidências científicas. Ao todo, 500 passofundenses foram testados e entrevistados com auxílio de pesquisadores da Universidade de Passo Fundo (UPF), Universidade Federal da Fronteira Sul (Uffs) e Faculdade Meridional (Imed). A previsão é que os resultados sejam divulgados nesta quarta-feira, 29/04l, pelo governo do Estado.

Na primeira etapa, que ocorreu entre os dias 11 e 13 de abril, os pesquisadores estimaram que mais de 5.600 gaúchos podem ter sido contaminados pela Covid-19. A pesquisa busca estimar o percentual de gaúchos com anticorpos para o vírus; a velocidade de expansão da infecção ao longo do tempo; o percentual de infecções assintomáticas ou subclínicas além de oferecer cálculos precisos de letalidade. As próximas fases estão programadas para 9 a 11 de maio e 23 a 25 de maio.

Na semana passada, durante o Programa Diálogo com o RS, que vai ao ar na Tua Rádio Alvorada por volta de 8h20, o governador Eduardo Leite explicou que apenas nove cidades estão recebendo a pesquisa: Porto Alegre, Canoas, Santa Maria, Uruguaiana, Santa Cruz do Sul, Ijuí, Caxias do Sul e Passo Fundo. Questionado se o trabalho será ampliado para outras localidades ele explicou não haver possibilidade e reafirmou que a amostragem destes municípios são consideradas válidas, pois tratam-se de cidades polo do Rio Grande do Sul.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais