Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
10:00:00
Gente Nossa
14:00:00
 
 

Combate ao Aedes Aegypti é intensificado com a aplicação do fumacê em Veranópolis

por Davi Trintinaglia

Uma pessoa que viajou para a Região Nordeste apresenta os sintomas característicos da dengue

O combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, é intensificado em Veranópolis neste sábado, com a aplicação do fumacê. O produto é uma solução de inseticida e óleo mineral que ganha a forma de fumaça ao ser impulsionada num jato, visando matar o mosquito. A pulverização acontece na Rua Hugolino Giusti, bairro São Peregrino, pois uma pessoa que reside em Veranópolis viajou para a Região Nordeste do país e apresenta os sintomas característicos da Chikungunya.

Logo que se tenha conhecimento da suspeita de casos de dengue, são organizadas ações de bloqueio na área provável de transmissão, visando a diminuição da população adulta de mosquitos. A adoção de medidas de controle não deve aguardar resultados de exames laboratoriais para confirmação dos casos suspeitos, o que duraria cerca de 40 dias.

A integração das atividades de vigilância epidemiológica e controle vetorial é de fundamental importância para o sucesso do controle da doença. É necessário que o repasse de informações da localização dos casos suspeitos para a vigilância entomológica ocorra da forma mais ágil possível, viabilizando ações de bloqueio em momento oportuno.

Conhecimento sobre o ciclo de transmissão, gravidade da doença e situação de risco devem ser veiculadas, assim como medidas de proteção individual, como o uso de repelentes e telas nas portas e janelas.

Ouça a entrevista realizada pelo repórter Marco Aurélio Santana.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais