Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Serra Gaúcha inicia atividades da central regional de triagem que vai agilizar testes da Covid-19

por Isadora Helena Martins

Ação faz parte do programa Testar RS do governo estadual

Foto: Divulgação / Secretaria Estadual da Saúde

As regiões da Serra Gaúcha e de Passo Fundo iniciaram nesta semana as atividades nas suas Centrais Regionais de Triagem, com o objetivo de ampliar e agilizar o processo de envio de testes RT-PCR da Covid-19 para outros Estados. Até então, o encaminhamento das amostras precisava passar por uma etapa no Laboratório Central do Estado (Lacen/RS) em Porto Alegre, que em paralelo também realiza análises, antes de seguirem para fora do Rio Grande do Sul. Com as centrais, se diminui o tempo entre a coleta e o resultado do exame. A ação faz parte do programa Testar RS, do governo estadual.

Em entrevista à Tua Rádio São Francisco, a titular da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, com sede em Caxias do Sul, Tatiane Fiorio, explicou como será o processo de trabalho da central que abrange a Serra Gaúcha. “Organizamos em todo o Estado seis centrais regionais de triagem para o recebimento dessas amostras específicas do projeto Testar RS para que, das centrais regionais, elas possam ser encaminhadas diretamente para os laboratórios que fazem as analises sem precisar passar por esse fluxo Porto Alegre e a gente, consequentemente, agilizar o encaminhamento das análises e a emissão dos resultados. Agente está trabalhando com uma capacidade de 500 amostras dia do teste RT-PCR”, disse. Com o novo fluxo, Tatiane afirmou que o tempo para obtenção do resultado, que antes chegava a uma semana ou mais, deve ser reduzido para quatro a três dias.  

O programa Testar RS já está na última etapa com a oferta de testes para pacientes com Síndrome Gripal. Segundo Tatiane, a perspectiva do Estado é realizar cerca de 8 mil testes por dia. Ouça AQUI.     

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais