Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Aumento de leitos de UTI para atendimento no SUS deverá ultrapassar 100% no RS

por Rudimar Galvan
Leite fez um balanço relativo ao aumento de leitos de UTI para a rede pública desde março
Foto: Divulgação/ Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini

O governo do Estado pretende ampliar em 104,6% a estrutura da rede pública hospitalar de UTI para atendimento do SUS, chegando a um total de 1.909 mil leitos. Até o momento, o incremento foi de quase 70% – no início de março havia 933 e hoje são quase 1,6 mil habilitados e disponíveis.

"Fomos habilitando e ampliando a estrutura de leitos ao longo desse período", resumiu o governador Eduardo Leite durante transmissão ao vivo pelas redes sociais nesta quinta-feira (25/6). Em 14 de maio, poucos dias após a implementação do modelo de Distanciamento Controlado, o Estado tinha 973 leitos à disposição. O governo anunciou em 17 de maio a ampliação de 270 leitos e, em 5 de junho, de mais 314. O total chegou a 1.557.

A Secretaria da Saúde (SES) aguarda, ainda, a habilitação de 33 leitos por parte do Ministério da Saúde – o pedido foi feito no dia 15 de junho. Quando isso ocorrer, o Estado terá 1.590 leitos de UTI adulto para atendimento no SUS.

Nesta quarta-feira (24/6), a pasta solicitou habilitação de mais 21 leitos, totalizando 54 pedidos em junho. Para julho, há previsão de encaminhamento de habilitação de mais 298. Se esses processos se confirmarem, o Rio Grande do Sul terá 1.909 leitos, um incremento de 104,6% na rede hospitalar.

O governador e a secretária da Saúde, Arita Bergmann, alertaram que somente a habilitação dos leitos não é garantia de atendimento, pois é preciso que haja equipe técnica, estrutura dos hospitais e medicações para sedação de pacientes.

A SES também pediu mais 125 respiradores para hospitais que já têm equipamentos, estrutura adequada e possibilidade concreta de equipes multiprofissionais para a instalação dos aparelhos. "Além de médicos e enfermeiros, uma UTI precisa de retaguarda maior", explicou Arita.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais