Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Vacinação infantil contra gripe e sarampo é antecipada em municípios da região

por Cida Cardoso Valna
Foto: Ana Júlia Griguol | Tua Rádio Veranense

A Secretaria da Saúde (SES) antecipou para a hoje, 25, o início da vacinação das crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade contra a influenza (gripe) e contra o sarampo. Inicialmente marcada para começar em 3 de maio, a estratégia foi antecipada devido à crescente demanda em atendimentos de urgência pediátrica na rede de saúde por quadros clínicos respiratórios.

A meta é vacinar 90% do público nessa faixa etária no Rio Grande do Sul, estimado em 620 mil crianças. No sábado (30), ocorrerá o Dia D, com a abertura extraordinária dos postos para a aplicação das doses. A vacinação contra a influenza e contra o sarampo (vacina tríplice viral) pode ocorrer no mesmo momento.

Caso a criança esteja fazendo este ano pela primeira vez a vacinação contra a influenza, deverá fazer duas doses, com 30 dias de intervalo. Se a criança foi vacinada contra a gripe em algum outro ano, o esquema é de dose única, assim como é para as demais idades. A vacina influenza trivalente utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), produzida pelo Instituto Butantan, tem a formulação constantemente atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra novas cepas do vírus. A vacina será eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B.

Confira como seguirá a vacinação na região

Cotiporã

No sábado (30), o município realiza o Dia D, das 09h às 15 horas, sem fechar ao meio-dia, na sala de vacinas realizando as seguintes imunizações:

- Vacina contra a gripe para idosos com mais de 60 anos;

- Vacina contra a gripe para crianças de 6 meses a 4 anos 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades, forças policiais e de segurança e caminhoneiros;

- As crianças também receberão a vacina tríplice viral que protege contra sarampo, rubéola e caxumba;

Fagundes Varela

A partir de hoje, 25,  as crianças deverão procurar a Unidade de Saúde. A Secretaria de Saúde do município fechou parceria com as escolas, para que os pais fossem devidamente informados. A vacinação ocorre na Unidade Básica de Saúde do município, das 07h às 16h

No sábado será realizado o dia D de mobilização, das 07h às 14h. Os idosos e trabalhadores da saúde, que ainda não se vacinaram, também podem comparecer nesta data.

As crianças deverão comparecer acompanhadas de familiar ou responsável equivalente e apresentando a caderneta de vacinação. A equipe de saúde estará aguardando todas as crianças, que receberão nesta ocasião, além da vacina, o certificado da coragem e um brinde.

Veranópolis

A imunização acontece em todas as ESFs dos bairros, das 08h às 11h e das 13h às 16h (ou até que tiverem doses). O Posto de Saúde Central não realiza este tipo de vacinação.

A etapa contempla também os longevos acima de 60 anos, gestantes e puérperas com até 45 dias após o parto e trabalhadores de Saúde.

Vila Flores

Em Vila Flores a vacinação ocorre na UBS do município no horário das 07:30 às 11:30 e das 13:00 às 16:30 às segunda, terça, quinta e sexta e na quarta de 07:30 às 11:30 e 13:00 às 14:30h

Já no próximo sábado, dia 30, ocorre o Dia D de vacinação contra a Influenza e o Sarampo. A UBS estará aberta das 08h às 17h, sem fechar ao meio dia, em etapa de imunização para idosos de 60 anos ou mais, profissionais da saúde e crianças de 06 meses a 05 anos de idade.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais