Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Fique informado e proteja-se contra o Sarampo

por Marco Aurélio Santana

Após alguns anos adormecido o Sarampo volta a registrar casos no Brasil e inclusive no estado do Rio Grande do Sul.

Foto: Divulgação

O Sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e até chegar a óbitos, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento das manchas e feridas na pele, até quatro dias após. 
Após alguns anos sem registrar casos de sarampo essa doença volta a preocupar a vida dos brasileiros. Os principais casos estão sendo registrados nos estados da região norte brasileira, e no Rio Grande do Sul até o momento, foram confirmados oito casos de sarampo nas cidades de São Luiz Gonzaga, Porto Alegre, Vacaria e Viamão, envolvendo crianças e adultos.
A vacinação é a principal maneira de se proteger contra o sarampo, por esse motivo se você está com dúvida se já realizou essa vacina, pegue a sua carteira de vacinação e de seu filho e procure um posto de saúde para esclarecer informações a respeito.

Saiba como identificar CASO SUSPEITO DE SARAMPO: 
Todo indivíduo que, independentemente da idade e situação vacinal, apresentar febre e erupções cutâneas (pequenas feridas e manchas na pele) acompanhados de um ou mais dos seguintes sintomas: tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite.

Se você ou um familiar apresentar esses sintomas, entre em contato com a Secretária Municipal da Saúde e/ou procure o Posto de Saúde mais próximo da sua residência.

Vale ressaltar que a melhor forma de evitar surtos de doenças é manter a população protegida através da vacinação. 
É importante lembrar que a rede pública de saúde disponibiliza gratuitamente a vacina Tríplice Viral para a população de 12 meses a 49 anos de idade, de acordo com o esquema preconizado e para Profissionais de Saúde e demais pessoas envolvidas na assistência à saúde hospitalar.

São considerados vacinados: 
• Pessoas de 12 meses a 29 anos que comprovem duas doses de vacina com componente sarampo/caxumba/rubéola; 
• Pessoas de 30 a 49 anos que comprovem uma dose de Tríplice Viral;
• Profissionais de saúde independente da idade: duas doses de Tríplice Viral.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais