Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
19:00:00
A Voz Do Brasil
20:00:00
 
 

Veranópolis tem surto de Caxumba

por Marco Aurélio Santana

A melhor medida de proteção para doenças preveníveis por vacinação é manter atualizado o esquema vacinal preconizado para cada idade.

Foto: Divulgação

A parotidite infecciosa, também conhecida por caxumba, é uma doença infecciosa viral, que se caracteriza por aumento das glândulas salivares, geralmente parótidas, podendo ser acompanhada de febre e dor à mastigação e ingestão de líquidos ácidos. A transmissão ocorre por via aérea através da disseminação de gotículas ou por contato direto com secreções respiratórias ou saliva de pessoas infectadas. O período de incubação varia de 12 a 25 dias após a exposição e a transmissibilidade entre 6 e 7 dias antes das manifestações clínicas até 9 dias após o surgimento da parotidite.

Complicações como pancreatite, mastite, surdez neurossensorial, bem como meningite, encefalite e ooforite ocorrem em menos de 1% dos casos e a ocorrência de orquite em homens adultos varia entre 03 e 10%.

A vacina tríplice viral protege contra a Caxumba.

A ocorrência de casos de caxumba deve ser notificada e surtos também.

Em Veranópolis, no ano de 2016, tivemos 5 casos notificados em momentos diferentes do ano. Mas entre os dias 08 e 17 de dezembro tivemos 7 notificações  caracterizando surto.

 

Medidas de controle em caso de surto

Rapidamente identificar e vacinar pessoas sem a vacina em dia. A imunização depois da exposição (vacinação de bloqueio) não tem sido útil na proteção contra a disseminação da doença.

Contudo, ainda recomenda-se a vacinação seletiva da comunidade em surto na tentativa de diminuir o número de suscetíveis e proteger futuras exposições.

 

Medidas de Controle para Surtos de Caxumba:

  • Notificação do surto para vigilância municipal;
  • Orientação aos doentes em relação a cuidados, repouso e isolamento;  Monitoramento dos casos para identificações de complicações;
  • Identificação e vacinação de contatos suscetíveis;
  • Monitoramento dos comunicantes por 20 dias para identificação de novos casos.

 

Ouça a entrevista com a Enfermeira Jaqueline Elisa Verardo Benedetti.

 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais