Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

3ª dose estará disponível nesta quarta-feira, 22, em Veranópolis

por Larissa Macena
Foto: Divulgação

O Município de Veranópolis estará aplicando 3ª dose contra o Covid-19, nesta quarta-feira, 22, para pessoas com idade acima de 80 anos e imunossuprimidos.

O Ministério da Saúde, após avaliação e considerando que, tanto os idosos quanto os indivíduos com alto grau de imunossupressão apresentaram menor proteção pelo esquema padrão da vacinação aos mais diversos tipos de imunizantes, decide liberar a administração da dose de reforço para a vacina contra a Covid-19, para os seguintes grupos e com os seguintes critérios: Uma dose de reforço da vacina para todos os idosos acima de 70 anos, que deverá ser administrada 6 meses após a última dose do esquema vacinal (segunda dose ou dose única), independente do imunizante aplicado; Uma dose de reforço para pessoas com alto grau de imunossupressão, respeitando 28 dias após a última dose do esquema básico, nos seguintes casos: a) Imunodeficiência primária grave; b) Quimioterapia para câncer; c)Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras; d) Pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4 <200 céls/mm3; e) Uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias; f) Uso de drogas modificadoras da resposta imune, entre eles (metotrexato, leflunomida, azatioprina. ciclosporina, infliximabe, etanercepte, adalimumabe, certolizumabe, golimumabe, tocilizumabe); g) Pacientes em hemodiálise; h) Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias);

Com base nesse conteúdo a Secretaria da Saúde de Veranópolis, abre agendamento para vacinação desses grupos. Inicialmente a abertura da vacinação da “Dose de Reforço” acontecerá para os idosos com 80 anos ou mais que receberam as duas doses da vacina, até dia 21 de março. E para os imunossuprimidos, que se enquadram nos critérios acima mencionados, os quais deverão ter finalizado o esquema vacinal até 24 de agosto e deverão apresentar um comprovante da sua situação no momento da vacinação (laudo médico, receita médica, exames comprobatórios).

A aplicação da nova dose da vacina contra a Covid acontece no dia 22 de setembro, em todos os Postos de Saúde do município, através de agendamento telefônico pelo AGENVAC = telefone (54) 3441-9340. No dia da vacinação é necessário apresentar documento de identificação, CPF, Cartão de Vacinação e Cartão do SUS.

É importante que no momento do agendamento a pessoa tenha em mãos o número do CPF e a data de nascimento, e que anote as informações do local e horário onde irá realizar a vacina, dirigindo-se a unidade de saúde no horário informado pelo sistema, a fim de contribuir com a organização e evitar aglomerações. O AGENVAC (3441-9340) funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais