Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
19:00:00
A Voz Do Brasil
20:00:00
 
 

Homem de 62 anos é o 17º paciente a receber transfusão de plasma convalescente no Hospital Virvi Ramos, em Caxias

por Pablo Ribeiro

Procedimento aconteceu na noite desta segunda-feira (20)

Foto: Hospital Virvi Ramos/Divulgação

A equipe médica do Hospital Virvi Ramos, em Caxias do Sul, realizou na noite de segunda-feira (20), a 17ª transfusão de plasma convalescente. O procedimento é resultado de uma parceria com o Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs), com o intuito de recuperar pacientes com Covid-19 em estado grave.

O paciente é um homem de 62 anos, natural de Caxias do Sul. Ele internou na segunda-feira mesmo, diretamente na UTI, e recebeu o plasma no mesmo dia. Ele possui histórico de hipertensão arterial e respira sem auxílio de ventilação mecânica.

O paciente recebeu uma bolsa de plasma de 197ml. O procedimento durou 15 minutos e foi concluído sem intercorrências. O doador é um homem de 37 anos, natural de Garibaldi, que doou no dia 09 de julho e estava há 59 dias convalescente.

Resultados

Desde a primeira transfusão, ocorrida em 26 de maio, todos os pacientes diagnosticados com a Covid-19 que necessitaram de Terapia Intensiva no Hospital Virvi Ramos receberam plasma, sempre com consentimento de familiares. Três já tiveram alta e estão em casa, cinco faleceram e outros nove seguem recuperação internados.

Até o momento, o Hemocs já recebeu mais de 70 candidatos, de cidades como Porto Alegre, São José do Herval, Caxias do Sul e Garibaldi. Alguns foram excluídos por não serem considerados aptos para o procedimento.

Também foram avaliados residentes de Bento Gonçalves, Canela, Rio dos índios, Paraí, Carlos Barbosa, São Sebastião do Caí, Boa Vista do Sul, Vacaria, Farroupilha, Imbé, Passo Fundo, Lajeado, Nova Prata, Veranópolis, Bom Jesus, Bom Princípio e Pelotas.

A seleção dos doadores de plasma é feita pelo Hemocentro de Caxias do Sul (Hemocs) e passa por avaliação rigorosa. Neste momento, as pessoas que podem doar são homens, de no mínimo 18 e no máximo 60 anos, que foram infectados pelo coronavírus, tiveram Covid-19 confirmada por meio do teste PCR, estão há mais de 28 dias recuperados, sem sintomas da doença e não apresentam outras doenças infecciosas.

O Hemocs faz triagem e coleta dos interessados e as destina aos hospitais que tiverem protocolo de estudo para uso. Em Caxias do Sul, apenas o Virvi Ramos está habilitado até o momento.

As doações precisam ser agendadas pelos telefones (54) 3290-4543 e (54) 3290-4580 ou por meio do Whatsapp (54) 9 8418-8487. O Hemocs atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30 e aos sábados das 8h até 12h, na Rua Ernesto Alves, 2260, ao lado da UPA Central.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais