Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Tacchini oferece nova tecnologia que evita queda de cabelos durante tratamento

por Cida Cardoso Valna
Foto: Divulgação

Nas últimas semanas, o Instituto do Câncer do Hospital Tacchini passou a oferecer uma nova tecnologia que ajuda a impedir a queda de cabelos de pacientes em tratamento quimioterápico.

Em entrevista à Tua Rádio Veranense, o oncologista Fernando Obst, diretor do Instituto do Câncer do Hospital Tacchini, explicou que o aparelho precisa ser conectado à pessoa cerca de 30 minutos antes do início da quimioterapia e só é retirado 90 minutos depois do término da sessão.

“A  touca é feita com um material importado e utiliza baixas temperaturas, por volta dos 18 graus, e reduz o fluxo sanguíneo no couro cabeludo e isso é instalado no paciente antes da sessão de quimioterapia e após o término. Isso em algumas situações existe uma espécie de indicação, pois depende do tipo de quimioterapia que vai ser aplicada e existe uma chance de maior ou menor sucesso. Mas de fato consegue-se evitar em grande parte a queda de cabelos que é um dos efeitos considerados traumatizantes de uma quimioterapia”, conta o médico.

A taxa de sucesso varia entre 60% a 100%, de acordo com a intensidade do tratamento.

O aparelho não é indicado para cânceres hematológicos, ou seja, que afetem a corrente sanguínea, como linfomas e leucemias. Isso porque a touca funciona exatamente a partir da contração dos vasos sanguíneos e poderia diminuir a efetividade do tratamento contra a doença. 

O médico ainda revela que o hospital decidiu investir nessa tecnologia para buscar uma melhor qualidade de vida para o paciente, para que assim o tratamento seja menos traumatizante.

“Esta tecnologia já existe há algum tempo no mercado como uma manobra de melhoria de qualidade de vida. A idéia é que o paciente não sofra um trauma maior, como acontece por exemplo com as pacientes que fazem cirurgia para retirada da mama e já ocorre a colocação de uma prótese mamária. Tudo que se possa fazer  para minimizar o sofrimento de um paciente é benéfico. Já estamos implementando, e o Tacchini e o Instituto do Câncer investiremos para que os pacientes possam ter acesso a essa tecnologia”, reforça.

Como a legislação impede que seja gerada qualquer cobrança a pacientes em tratamento pelo sistema único, o hospital não pode oferecer a nova tecnologia aos pacientes do SUS. Por isso, até o momento a utilização da touca é oferecida para pacientes particulares ou conveniados.  

Para que o tratamento com a touca possua ainda mais efetividade, recomenda-se que o paciente fique de quatro a cinco dias sem lavar os cabelos e evite escová-lo demais. Os shampoos a seco são uma boa opção nesse caso. Também não é recomendada a utilização de secador ou chapinha. Além disso, nenhum tipo de química, como as progressivas, é permitida.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais