Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Hospital de Veranópolis recebe projeto de humanização durante a pandemia

por Almeri T Angonese

Por meio da fotografia, a iniciativa da ONG ImageMagica desenvolve empatia e conexão entre profissionais de saúde, colaboradores e pacientes.

Foto: Divulgação/ HSPL

O Hospital Comunitário São Peregrino Lazziozi, está recebendo o projeto Biblioteca do Olhar, neste momento de pandemia, ela também é ferramenta fundamental para aproximar e conectar pessoas nos ambientes hospitalares. Tendo em vista a importância da humanização no universo da saúde, o Ministério da Cidadania, Oleoplan e ONG ImageMagica, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, o projeto acontece entre os dias 19 e 30 de julho. Ele propõe diversas atividades para desenvolvimento de empatia e conexão entre profissionais da saúde, colaboradores e pacientes. Confira quais são:

Crachás Humanizados

Tendo em vista a conexão necessária entre profissionais de saúde e paciente, que ficou prejudicada durante a pandemia em função da paramentação e EPI’s, o projeto realiza produção de crachás de identificação com foto para os colaboradores do hospital. A ideia é que eles sejam fotografados antes de colocarem os equipamentos. Além disso, a atividade possibilita incluir mensagens motivacionais no crachá. Dessa maneira, os pacientes identificam seus cuidadores por trás de todo o aparato de proteção, estreitando as relações. Os crachás são plastificados para serem higienizados individualmente.

Fórmula do Cuidar

 A fórmula cuidar é desenvolvida a partir de uma atividade lúdica realizada em grupo, nela os profissionais são convidados a refletir sobre a amplitude do cuidar no contexto hospitalar. Imagens, palavras e símbolos matemáticos se unem às reflexões propostas pelos educadores, que resultam em material visual construído pelos participantes.

“Quando tivemos esse momento de parar e olhar as imagens, eu saí do modo automático. Ao ver foto de uma criança sendo acolhida por um profissional, eu percebi que, de alguma forma, a gente também faz isso. Eu pude visitar minhas emoções como pessoa e ser humano para além da minha atividade como profissional”, refletiu Cynthia de Oliveira, uma das profissionais de saúde que participou do projeto em instituição em São Paulo.

Oficina fotográfica

Nesta oficina, são desenvolvidas atividades técnicas de fotografia com colaboradores do hospital. Durante as oficinas, os participantes são estimulados a perceber o ambiente hospitalar com outro olhar, com o intuito de fortalecer vínculos e reconhecer as formas do cuidar entre as equipes, familiares e pacientes. A oficina representa um momento de reflexão, no qual os participantes circulam pelo hospital e espaços que frequentam diariamente, mas observando tudo com outros olhos.

Exposição: Intercâmbio de Olhares

Todas as fotografias produzidas na oficina, são transformadas em uma exposição nos corredores do hospital. Além disso, a exposição proporciona o compartilhamento de olhares entre os participantes da oficina

Protocolo de prevenção da Covid-19

Durante todo o andamento do projeto serão seguidas as orientações da OMS para prevenção da Covid-19, como o uso de máscaras, distanciamento social e higienização constante das mãos.

Serviço

Data: 19 a 30 de julho

Local: Hospital Comunitário São Peregrino Lazziozi

Endereço: R. Saul Irineu Farina, 160 - São Pelegrino, Veranópolis - RS

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais