Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Coronavírus passa a ser a principal causa de afastamento do trabalho pelo INSS

por Almeri T Angonese

Em todo o ano de 2020, a doença foi a terceira maior causa de concessões do antigo auxílio-doença no País.

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Nos primeiros meses de 2021, a Covid-19 se tornou a principal causa dos afastamentos do trabalho pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) no Brasil. Em todo o ano passado, a doença foi a terceira maior causa de concessões do antigo auxílio-doença no País. Foram mais de 37 mil. Só no primeiro trimestre deste ano, o número de benefícios já passou de 13 mil, o que tornou a doença a principal causa dos afastamentos acima de 15 dias.

Desde o começo da pandemia, São Paulo é o Estado com mais trabalhadores nessa situação. Depois vem o Distrito Federal, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Os afastamentos por doença tiram do setor produtivo a força de trabalho. São pessoas que têm o direito por lei de receber o auxílio para que se cuidem. Só que os especialistas dizem que esse afastamento pode não ser único e a retomada nem sempre é imediata.

Muitas pessoas que se curam da doença, ficam com sequelas, continuam com efeitos secundários que prejudicam a retomada das atividades diárias e, consequentemente, a retomado ao trabalho. As sequelas remanescentes da Covid-19 preocupam especialistas, porque elas podem redundar em novos afastamentos. Especialistas do mercado de trabalho, afirmam que, os profissionais mais afastados em decorrência da doença são os trabalhadores considerados essenciais, que, por sua vez, são os mais difíceis de substituir.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais