Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Saúde emite recomendações sobre a Febre Amarela

por Marco Aurélio Santana
Foto: Divulgação

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs/RS) emitiu uma alerta epidemiológico de atualização sobre a febre amarela e com recomendações aos municípios gaúchos.

Orienta para a imunização de pessoas que vão viajar para regiões silvestres, rurais ou de mata dentro de áreas com recomendação de vacinação e/ou circulação do vírus amarílico. 
A vacina contra a febre amarela é ofertada no Calendário Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) e é enviada, mensalmente, para todo o país. 
Verifique se você e sua família estão em dia com as vacinas da Febre Amarela, principalmente se forem viajar para as áreas com risco para a doença.
Entenda a doença:
É uma doença infecciosa febril aguda, causada por um arbovírus (vírus transmitido por artrópodes), que pode levar à morte em cerca de uma semana, se não for tratada rapidamente.
Os casos de Febre Amarela (FA) no Brasil são classificados como febre amarela silvestre ou febre amarela urbana, sendo que o vírus transmitido é o mesmo, assim como a doença que se manifesta nos dois casos, a diferença entre elas é o mosquito vetor envolvido na transmissão.
Na FA silvestre, os mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes transmitem o vírus e os macacos são os principais hospedeiros; nessa situação, os casos humanos ocorrem quando uma pessoa não vacinada adentra uma área silvestre e é picada por mosquito contaminado. Na FA urbana o vírus é transmitido pelos mosquitos Aedes aegyptii ao homem, mas esta não é registrada no Brasil desde 1942.
(Fonte: Ministério da Saúde)

Confira mais informações no link: file:///C:/Documents and Settings/Mario/Meus documentos/Downloads/alerta-epidemiolgico-fa-110117.pdf 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais