Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Novas doses serão destinadas a idosos e bombeiros no RS

por Larissa Macena de Oliveira

As 318,2 mil doses serão destinadas apenas para aplicação da primeira dose da vacinação contra a Covid-19 .

Foto: Divulgação

As 318,2 mil ampolas recebidas na quarta-feira (17), da vacina CoronaVac, do Instituto Butantan, serão entregues ao município serão entregues aos municípios gaúchos na quinta-feira (18) para que seja dada continuidade na Campanha de vacinação no Rio Grande do Sul.

Os grupos prioritários para a vacinação com as novas doses, foram definidos em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), com participação da Secretaria da Saúde (SES) e dos Conselhos das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Consems-RS), na tarde da quarta-feira, dia 17 de março.

As doses serão destinadas para a primeira aplicação em idosos de 73 a 76 anos e Bombeiros Militares que operam com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Os municípios da 18ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), com sede em Osório, receberão 4 mil doses a mais para compensar as da primeira aplicação realizadas no Litoral durante o período de veraneio, em vez de ocorrerem no município de origem do vacinado.

Mil doses permanecerão armazenadas na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológico (Ceadi), em Porto Alegre, para repor doses que tenham sofrido variação de temperatura durante o transporte até o destino.

 “Não podemos deixar vacina parada. Vacina é para estar no braço dos gaúchos”, defendeu o secretário executivo do Cosems, Diego Espíndola. A Secretária da Saúde, Arita Bergmann, explica que todas as doses distribuídas nesta etapa serão referentes à primeira aplicação (D1).

A pactuação da CIB sobre essa remessa de CoronaVac também trará um artigo contemplando, se houver saldo de vacina no município, as pessoas com deficiência de 18 anos ou mais que estejam acamadas e não tenham autonomia. “As pessoas acamadas institucionalizadas já foram vacinadas na primeira fase da campanha. Agora vamos começar a aplicar o imunizante naqueles que estão em casa, nestas condições”, afirmou a diretora do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde, Ana Costa.

Grupos que serão vacinados com a primeira dose (D1) da nova remessa recebida pelo RS:

  • Todos os profissionais de saúde ainda não imunizados (completar 100% deste grupo).
  • Completar a vacinação de idosos de 75 anos ou mais.
  • Ampliar para idosos de 74 e 73 anos.
  • Bombeiros Militares socorristas que estejam trabalhando diretamente na assistência dos pacientes do Samu.

Fonte: Secretaria Estadual da Saúde.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais