Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Aeronaves da Segurança Pública distribuem novo lote de vacinas

por Almeri T Angonese

O segundo maior lote de doses recebido pelo Estado, será distribuído com ajuda dos órgãos de segurança pública.

Foto: Grégori Bertó/SSP

O governo do Estado iniciou nesta quinta-feira (18) a distribuição da segunda maior quantidade de vacinas contra a Covid-19 repassada pelo Ministério da Saúde para o Rio Grande do Sul. São 318,2 mil doses da Coronavac/Instituto Butantan divididas em 27 caixas. A maior parte será levada às Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS) para divisão entre os municípios gaúchos com apoio do transporte aéreo das forças da Secretaria da Segurança Pública. Esta é a oitava rodada de transporte aéreo de vacinas pelas forças de Segurança. No total, as aeronaves contabilizam mais de 30 horas de voo, que somam mais de 12 mil quilômetros em itinerários.

Aeronaves da Brigada Militar (BM) e da Polícia Civil levam, ao longo da manhã desta quinta-feira (18), caixas térmicas com o imunizante para sete cidades, atendendo 13 CRS do interior, que abrangem um total de 346 municípios, quase 70% do território gaúcho. As coordenadorias de Porto Alegre (1ª), Cachoeira do Sul (8ª), Santa Cruz do Sul (13ª), Lajeado (16ª) e Osório (18ª), que abrangem os outros 151 municípios, deverão enviar veículos para retirada das doses diretamente na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), na Capital, a partir das 10h.

O transporte realizado pelas aeronaves das forças policiais representa ganho considerável de tempo em relação ao transporte rodoviário, além de maior segurança do deslocamento. Tudo é feito em cerca de quatro horas e meia, entre a primeira decolagem no Batalhão de Aviação da BM, junto ao aeroporto Salgado Filho, às 9h30min, e o último pouso, previsto para 14h05min, em Pelotas.

O helicóptero da BM transporta vacinas para Caxias do Sul, com a carga da 5ª CRS. O avião King-Air, da BM, decola para fazer um roteiro de cinco cidades: Erechim (doses destinadas às 11ª e 6ª CRS); Palmeira das Missões (vacinas para as 15ª e 2ª CRS); Santo Ângelo (imunizantes destinados às 9ª, 12ª, 14ª e 17ª CRS); Bagé (7ª CRS); e Pelotas (3ª CRS). O helicóptero da Polícia Civil transporta as doses da CoronaVac para a 4ª e a 10ª CRS, com pouso em Santa Maria.

A quantidade de vacinas recebida agora é superada apenas pela primeira remessa, em 18 de janeiro, quando o RS recebeu 341,8 mil unidades. Desde então, já foram nove lotes, entre CoronaVac e Oxford/Astrazeneca, totalizando 1,6 milhão. Mil doses ficarão armazenadas na Ceadi, em Porto Alegre, para repor ampolas que tenham sofrido variação de temperatura para mais de 8°C em algum momento do trajeto até o destino.

Nova etapa na vacinação

Os grupos a serem vacinados com este novo lote foram definidos em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), com participação da Secretaria da Saúde (SES) e do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS). A opção foi por destinar todo o estoque para dar continuidade às vacinações de primeira dose.

Poderão receber a primeira dose de imunização contra covid-19 no Estado, idosos de 73 a 76 anos, profissionais de saúde ainda não imunizados e bombeiros militares operando no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais