Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Rio Grande do Sul receberá mais de 300 mil doses da vacina contra COVID-19

por Ana Júlia Griguol
Embalagem oficial da Coronavac, vacina que será produzida pelo Instituto Butantan no Brasil
Foto: Divulgação/Instituto Butantan

O Ministério da Saúde inicia nesta segunda-feira (18) o processo de distribuição das quase 6 milhões de doses da CoronaVac, vacina do Instituto Butantan feita em parceira com o laboratório chinês Sinovac, para todos os estados e o Distrito Federal. Conforme o Plano Nacional de Imunização, o Rio Grande do Sul deverá receber cerca de 341 mil doses.

A distribuição das vacinas será feita com aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) e caminhões com áreas de carga refrigeradas. Companhias aéreas também farão o transporte gratuito das caixas de vacinas para todos os estados que necessitem de transporte aéreo. Depois que o governo federal entregar as vacinas aos estados, os governos estaduais irão se encarregar de levar as mesmas até os municípios.

Vacina no Rio Grande do Sul

O Governador Eduardo Leite viajou ainda no domingo (17), para São Paulo, a fim de receber as doses da vacina Coronavac, destinada, neste primeiro momento, ao Rio Grande do Sul. A região sul receberá mais de 680 mil doses, sendo que, destas, 341 mil serão para uso dos gaúchos. 

Todos os governadores foram convidados pelo Ministério da Saúde para a entrega simbólica de quantitativo de doses da Coronavac. A entrega será feita no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Em suas redes sociais, o Governador afirmou “O Rio Grande do Sul está pronto. Nossa Rede de Frio, a logística de distribuição para as coordenadorias regionais de saúde, as seringas agulhadas... tudo pronto para o início da imunização no Estado”.

Logística de Distribuição

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) distribuiu às 18 coordenadorias regionais, desde dezembro, 43 novas câmaras frias para a conservação de vacinas, antecipando a logística para a vacinação contra a Covid-19. Ao todo, são 96 equipamentos em funcionamento nas regionais da SES, cobrindo todos os municípios do Rio Grande do Sul. Somada à estrutura da Central Estadual de Distribuição e Armazenamento de Imunobiológicos (Ceadi), em Porto Alegre, a capacidade total de armazenamento é para até 10 milhões de doses.

Assim que as doses chegarem ao Estado, seguem para a Ceadi. No local, é feita a separação para as regionais, de acordo com critérios populacionais dos grupos a serem vacinados e de acordo com o volume recebido. Do local, partem os caminhões para as 17 regionais do interior, para a regional com sede na capital e para a central de armazenamento da Secretaria de Saúde de Porto Alegre.

“Há uma perspectiva de que, chegando no dia 18, as doses sejam entregues no dia 19 e, no dia 20, seja feita a aplicação da primeira dose em Porto Alegre e nas sedes das coordenadorias", afirmou a secretária da Saúde, Arita Bergmann.

Em cada município, a gestão local poderá definir as melhores formas de vacinar sua população e evitar aglomerações, como indicar locais e horários que funcionem melhor para cada realidade. De acordo com o Plano Nacional de Imunização, os grupos prioritários para a campanha são profissionais na linha de frente em contato direto com o vírus, como pessoas que trabalham em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), centros de triagem e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu); idosos em lares de longa permanência; idosos fora desses lares escalonados por faixa etária (mais de 80 anos; de 75 a 79 anos; de 70 a 74 anos); indígenas e quilombolas. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais