Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Município de Veranópolis espera iniciar vacinação contra Covid-19 até o final desta semana

por Ana Júlia Griguol
Foto: Divulgação/Instituto Butantan

O Município de Veranópolis aguarda ansiosamente pela chegada da vacina contra Covid-19. A responsável pela vigilância epidemiológica, Andiara Luvison, afirmou que a equipe está na expectativa para receber o cronograma, com as datas de recebimento, bem como o quantitativo de doses. “Nós sabemos que é uma expectativa enorme de todos para a chegada da vacina, inclusive nossa, que estamos trabalhando. Com certeza é um desafio colocar em prática o Programa Nacional de Imunização, em nível municipal, mas, passamos os últimos dias estudando e elaborando estratégias para atender as necessidades da melhor forma”, afirma Andiara. 

Veranópolis aguarda as orientações da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde sobre retirada e quantidade de doses que serão disponibilizadas, embora o município já tenha repassado à coordenadoria uma estimativa de idosos e profissionais da saúde que se enquadram no público alvo da campanha. 

O município espera iniciar ainda nesta semana a aplicação das vacinas contra Covid-19 no público alvo da primeira etapa da campanha, porém, depende das orientações e entrega das mesmas por parte da Coordenadoria de Saúde. Ainda, destadou que as primeiras doses que chegarem ao município serão aplicadas nos idosos que residem em lares e nos profissionais da saúde que trabalham na linha de frente de combate à pandemia de Covid-19, concentrando-se nos atuam na Unidade Sentinela e no Hospital São Peregrino Lazziozi. Para os idosos, as vacinas serão aplicadas nos próprios lares e, os profissionais da saúde poderão ser vacinados em seu local de trabalho. 

A Secretaria Municipal de Saúde estará recebendo os lotes de vacinas e, a partir da quantia disponível, estará organizando a aplicação, conforme grupos prioritários definidos pelo Plano Nacional de Imunização, que são profissionais de saúde da linha de frente, idosos em lares de longa permanência; idosos fora desses lares escalonados por faixa etária (mais de 80 anos; de 75 a 79 anos; de 70 a 74 anos); indígenas e quilombolas. 

Conforme a Secretária da Saúde, Vanessa Calioni Bordignon, desde dezembro, Veranópolis realiza compra de insumos para suprir a demanda das campanhas de vacinação. “Nós tivemos uma preocupação de que, possivelmente, o valor dos insumos pode aumentar, ou, até mesmo, faltar para a comercialização, por isso, nos adiantamos e adquirimos 12 mil agulhas e 12 mil seringas, ainda em dezembro”, ressaltou Vanessa.  

Na próxima quarta-feira, dia 20 de janeiro, todos os profissionais que trabalham na Secretaria de Saúde de Veranópolis estarão participando de uma capacitação para discutir todos os aspectos e orientações relacionadas ao Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19. Desta forma, todos os postos de saúde estarão fechados, das 13h às 17h e a população deve procurar atendimento no Hospital Comunitário.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais