Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Encontro Certo
19:00:00
 
 

AIDS: Você tem certeza que não tem?

Baixar Áudio por Liliana Trentini

Dezembro é o mês destinado à prevenção da AIDS

(Rpeordução/ Blog da Saúde)
Foto: Divulgação

O mês de dezembro é destinado à prevenção ao vírus da AIDS - que é um vírus que ataca as células de defesa do organismo humano. Assim, o sistema imunológico passa a ficar debilitado e a pessoa pode adoecer por outras razões. No começo pode se parecer com uma simples virose, os sintomas mais comuns são febres, dor no corpo e ínguas pelo corpo.

Segundo Lisiane Dallagnese, enfermeira e coordenadora do setor de Vigilância em Saúde do município de Marau, o estágio de AIDS (doença) é quando o organismo está com menos de 200 células por milímetro cúbico de sangue.  “A pessoa não morre de AIDS, ela morre de doenças oportunistas causadas pela baixa imunidade, por isso, é importante o diagnóstico precoce”, ressaltou Lisiane.

O vírus está em pauta desde a década de 80, onde era segregada a grupos de homossexuais, usuários de drogas e profissionais do sexo. Isso porque, uma das principais formas de transmissão do vírus é por relações sexuais desprotegidas. Porém, ele também é transmitido na hora do parto, pelo leite materno e por sangue.

Ao longo do tempo, o vírus sofreu mutações entre elas, “democratização”, ou seja, hoje, está com pessoas que atuam em diversas áreas. “Hoje ele (o vírus) está no profissional liberal, no profissional de ensino superior, na área da saúde, ele está no judiciário, pode estar em todas as partes” ressaltou a enfermeira.

Além disso, Lisiane comenta sobre os diagnósticos já confirmados na cidade de Marau. Aproximadamente são 60 pessoas que estão sendo acompanhadas e que possuem diagnóstico do vírus. Mas, segundo ela, nem todas as pessoas são moradoras de Marau, “é uma população bastante flutuante” ressaltou. 

Ouça a entrevista na íntegra. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais