Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
08:00:00
Missa Dominical
08:50:00
 
 

Cookies e Política de Privacidade
A Tua Rádio utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Governo gaúcho lançará Política de Saúde da Pessoa Idosa com foco no envelhecimento saudável

por Larissa Macena

Segundo o governo, a proposta é promover, por meio dos cuidados com a saúde, um envelhecimento ativo e saudável da população.

Foto: Divulgação

A Pespi (Política Estadual de Saúde da Pessoa Idosa) será lançada pela Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul na terça-feira (21), às 9h30min, em evento on-line. A transmissão será realizada pelo canal da pasta no Youtube.

Haverá uma palestra do médico geriatra Edgar Nunes de Moraes, que é professor da Universidade Federal de Minas Gerais e consultor do Conselho Nacional de Secretários de Saúde.

A nova diretriz estadual, com as proposições atuais da OMS (Organização Mundial da Saúde) e da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, do Ministério da Saúde, foi publicada no Diário Oficial do Estado, por meio da Portaria 444/2021, depois de 17 anos do lançamento da anterior.

A equipe técnica da Política de Saúde da Pessoa Idosa do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde elaborou o conteúdo, com apoio de diversos setores e departamentos da secretaria. O documento tem foco em ações que buscam a manutenção da capacidade funcional (autonomia e independência) de pessoas a partir dos 60 anos. A proposta é promover, por meio dos cuidados com a saúde, um envelhecimento ativo e saudável da população, priorizando os idosos frágeis.

Em 2020, a população de idosos residentes no Rio Grande do Sul era estimada em 2.143.707 (18,77% do total), sendo 15% desses com mais de 80 anos, segundo o Ministério da Saúde.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais