Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Veranópolis reduz oferta de médicos nos postos de saúde para suprir demanda da Unidade Sentinela

por Ana Júlia Griguol

Seis médicos da Atenção Básica realizam revezamento para atender intensa demanda da Unidade Sentinela, Posto de Saúde Central e Estratégias de Saúde da Família.

Foto: Dirceu Tedesco/ Tua Rádio Veranense

Na manhã desta quinta-feira (17), a Prefeitura de Veranópolis, por meio da Secretária da Saúde, informou que, devido ao contexto atual da pandemia de Covid-19 e aumento da demanda na Unidade Sentinela, a oferta de consultas e atendimentos médicos foram reduzidos em todas as unidades de saúde do município.

Conforme a Coordenadora da Atenção Básica e das Estratégias de Saúde da Família, Juliana Lauer Gonçalves, o município dispõe de 11 médicos, porém, dois são idosos com carga horária reduzida, dois estão cumprindo período de férias e 01 positivou para Covid-19 e está em isolamento. Com isso, apenas seis médicos da Atenção Básica estão disponíveis para cumprir o revezamento feito entre o Posto de Saúde Central, Estratégias de Saúde da Família e Unidade Sentinela. Ainda, há três pediatras disponíveis em Veranópolis que auxiliam na demanda dos postos.

Diariamente, somente na Unidade Sentinela, segundo Juliana, são necessários quatro médicos para atender a demanda intensa do local. Dos quatro médicos, um é pediatra, um é contratado por meio de empresa terceirizada e outros dois são médicos da Atenção Básica. Sendo assim, enquanto dois médicos estão disponíveis no Sentinela, sobram quatro para todo o restante do município.

A Coordenadora destaca que as equipes estão reduzidas e que a demanda é muito maior do que a disponibilidade do serviço. “Estamos fazendo esse apelo pois as equipes estão reduzidas e também esgotadas, fisicamente e mentalmente. Os profissionais estão se revezando para atender a todos. Mas, neste momento, estamos concentrando novamente os esforços na Unidade Sentinela para dar conta de uma demanda aumentada. Mesmo assim, estamos atendendo nas unidades de saúde, mantendo as rotinas, com um quantitativo de consultas reduzidos”, afirma Juliana.

Dessa forma, as Unidades de Saúde estão com uma menor oferta de médicos e consultas, por tempo indeterminado. O município pede a compreensão da população, para que tenham paciência no momento do agendamento, e se possível, evitem realizar consultas eletivas, procurando a Unidade somente em casos que realmente sejam necessários.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais