Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Governo confirma mudanças na divulgação das bandeiras do Distanciamento Controlado

por Camila Agostini

Estado vai rodar modelo nas sextas-feiras

Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini

Após uma série de conversas realizadas na segunda-feira, 15/06, com prefeitos e de reuniões do Gabinete de Crise, o governador Eduardo Leite anunciou, em transmissão ao vivo pelas redes sociais, mudanças na sistemática de anúncio e confirmação das bandeiras do Distanciamento Controlado.

Antecipando o processo de coleta e divulgação dos dados, o governo abrirá um prazo para eventual questionamento pelas regiões. A fórmula do cálculo, entretanto, não será alterada.

Para dar uma oportunidade de discussão sobre os dados e as consequentes bandeiras antes de entrarem em vigor, o governo decidiu antecipar a coleta de dados dos 11 indicadores de propagação de coronavírus e da capacidade de atendimento de saúde para quinta-feira e rodar os cálculos do modelo na sexta-feira. A partir disso, será aberto um prazo até as 8h de segunda-feira para que os municípios apresentem eventual divergência nos números.

Na sequencia, a sistemática do modelo passa a incluir nova etapa: uma reunião do Gabinete de Crise, na segunda-feira pela manhã, para analisar os dados e decidir se o recurso é pertinente. No mesmo dia, à tarde, o governador fará o anúncio definitivo do mapa, que será vigente a partir de terça até a segunda-feira posterior.

DISTANCIAMENTO CONTROLADO

Novo calendário de divulgação e validade das bandeiras:

• QUINTA
   Coleta de dados.

• SEXTA
   Cálculo e divulgação das bandeiras.

• SEGUNDA
   Manhã:
   - Até 8h, prazo para municípios apresentarem divergência nos números.
   - Gabinete de Crise analisa recursos.

   Tarde:
   - Divulgação do mapa definitivo.

• TERÇA
   Início da vigência do novo mapa.

“Os prefeitos irão tomar conhecimento da situação da sua região na sexta-feira e poderão, regionalmente, recorrer do cálculo, apresentando sua contestação e apontando erros, omissões e revisões na planilha de monitoramento. Com isso, criamos uma instância recursiva. E as ponderações serão analisadas antes de serem oficializadas”, explicou Leite.

Até a última rodada do Distanciamento Controlado, as coletas de dados eram na sexta, os cálculos das bandeiras eram feitos e divulgados no sábado para entrarem em vigor na segunda-feira.

As mudanças anunciadas serão parcialmente incluídas na sétima rodada do modelo. As próximas bandeiras ainda serão divulgadas sábado, 20/06, mas o prazo para que as regiões entrem com recurso já será aberto, até segunda-feira 22/06. Com isso, a atualização no mapa será válida somente a partir da terça-feira. Na semana posterior, a coleta de dados será antecipada para quinta, antecipando o cronograma de divulgação e ampliando o prazo de recurso.

Texto: Vanessa Kannenberg
Edição: Marcelo Flach/Secom

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais