Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

No Saúde e Bem Estar desta quarta-feira, 14, a Nutricionista Aline Ghiouleas Abruzzi fala sobre o ganho de peso na gestação

por Marco Aurélio Santana

Uma preocupação recorrente (e bem justificada) é com o ganho de peso durante a gestação.
Mamães nada de paranoia, é claro o que o peso vai (e deve) aumentar. Por outro lado, ganho de peso excessivo é prejudicial tanto para a mãe, quanto para o bebê. O risco de diabetes gestacional aumenta e bebês grandes podem ter mais risco de obesidade na vida adulta, além de dificultarem o parto normal.
Ganho de peso acima do previsto será mais difícil de ser eliminado durante a amamentação. O que pode significar quilinhos extras pães o resto da vida.

 Uma alimentação adequada e regular, respeitando as necessidades específicas de cada período da gestação, certamente contribuirá para deixarem mamãe e bebê muito saudáveis e seguros  Se por um lado o ganho de peso excessivo é ruim o ganho abaixo do previsto também pode indicar consumo insuficiente de vitaminas, minerais e proteínas

Ganho de peso esperado para mamães que estão no peso adequado fica entre 12 e 16, de acordo com as recomendações de 2009. Ganhos abaixo de 9 quilos devem ser acompanhados pelo ginecologista para monitorar o crescimento do bebe. Em gestantes obesas o ganho de peso pode ficar entre 5 e 9 quilos.

Durante a gravidez não é hora de se fazer dietas restritivas, não é hora de perder peso.

Então temos necessidades aumentadas de proteínas para formação rápido crescimento fetal, formação de liquido amniótico, placenta, crescimento dos tecidos maternos, aumento do volume plasmático.

Ouça a matéria completa com a nutricionista Aline Ghiouleas Abruzzi

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais