Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Setembro Amarelo: mês de prevenção ao suicídio

por Larissa Macena

Em 2023, o lema da campanha é “Se precisar, peça ajuda!”

Foto: BANCO DE IMAGEM FREEPIK

A Campanha Setembro Amarelo foi iniciada em 2003 e é dedicada à conscientização da saúde mental e à prevenção do suicídio. A origem do Setembro Amarelo começa em setembro de 1994, quando o jovem americano Mike Emme, cometeu suicídio. O jovem era muito habilidoso e restaurou um automóvel Mustang 68, pintando-o de amarelo. Em seu velório, seus pais distribuíram cartões em fitas amarelas em apoio a quem estivesse passando pela mesma situação do filho.

Neste ano, a campanha tem como lema: "Se precisar, peça ajuda!". O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio é celebrado em 10 de setembro, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. Atualmente, o Setembro Amarelo é a maior campanha anti estigma do mundo.

O suicídio é um problema de saúde pública, com impactos em toda a sociedade. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), todos os anos, mais pessoas morrem como resultado de suicídio do que HIV, malária ou câncer de mama - ou guerras e homicídios.

Dados divulgados pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde em setembro de 2022, mostram que de 2016 a 2021, a taxa de mortalidade entre adolescentes de 15 a 19 anos aumentou 49,3%, atingindo 6,6 casos por 100 mil pessoas, e de 45% entre adolescentes de 10 a 14 pessoas, chegando a 1,33 pessoas por 100 mil pessoas. De acordo com médico psiquiatra, mestre em Ciência da Saúde, presidente da Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz), Eduardo Hostyn Sabbi: “grande parte dessas pessoas que cometem suicídio estão passando por momentos difíceis com algum fator desencadeante, como a perda de um emprego, o termino de um relacionamento, mas em geral a gente tem fatores predisponentes que fazem com que a pessoa entre nesse caminho mais difícil contra a vida. Por exemplo, doenças mentais como depressão, ansiedade, esquizofrenia, transtorno de personalidade e uso de drogas, ou até mesmo, o isolamento social, que muitas vezes é o resultado dessas outras doenças. ”

O suicídio está associado a vários fatores de risco, incluindo socioculturais, genéticos, existenciais e ambientais. Sabe-se que a maioria dos casos de suicídio costuma estar relacionada às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Sendo assim, o médico afirma que “até 90% dessas vidas perdidas poderiam ter sido evitadas se a gente tivesse reconhecido e tratado essas doenças mentais, esses fatores predisponentes”.

Estar informado, aprender e ajudar os outros são as melhores formas de combater este grave problema. É muito importante que as pessoas saibam reconhecer, prestar auxílio, ouvir ativamente e sem julgamento, mostrando empatia e conduzindo ao atendimento médico especializado.

Para obter ajuda ou mais informações sobre a prevenção do suicídio, as pessoas podem entrar em contato com o Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo fone 188, que é uma ferramenta de preservação do suicídio de maneira gratuita. A ligação pode ser feita de qualquer lugar do país, 24 horas por dia. Outra forma de ajuda é o site mapasaudemental.com.br , onde você também encontra informações sobre onde conseguir ajuda.

Com informações da Associação Brasileira de Psiquiatria.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais