Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Garibaldi é pioneira junto à região no tratamento precoce do Covid-19

por Denise Furlanetto
Foto: Divulgação

Os prefeitos da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) assinaram na última sexta-feira, dia 10, o Termo de Ajustamento de Conduta para a implantação do tratamento precoce do Covid-19, encaminhado pelo Ministério Público Federal.

Em Garibaldi, a partir desta semana, medicamentos serão disponibilizados a pacientes que procurarem o Ambulatório Covid-19 com sintomas da doença e desejarem receber o tratamento, quando houver a prescrição médica.

“Quando o paciente busca atendimento também é coletado o material para o teste, mas a ideia é impedir que o coronavírus se desenvolva enquanto se aguarda o resultado do exame”, explica o prefeito de Garibaldi, Antonio Cettolin.

Para a adoção do protocolo, os prefeitos da região se reuniram com diversos médicos e especialistas do Estado, que apresentaram exemplos de municípios que tiveram sucesso na redução de internações hospitalares após a implantação do tratamento precoce.

O pediatra Luiz Aneron Pinto da Silva, estudioso do coronavírus de Canoas, explica que a proposta é evitar que o paciente chegue no hospital e, se porventura precisar, chegue menos agredido pra poder reagir. “Além do Conselho Federal de Medicina autorizar, o Ministério da Saúde recomenda e disponibiliza o tratamento precoce”, reforça o médico.

“Lutamos por uma alternativa segura para tentar controlar a doença na região. Se a manutenção das bandeiras do Distanciamento Controlado analisa internações hospitalares e ocupações de UTIs, precisamos adotar medidas para evitá-las, sempre priorizando a saúde da nossa comunidade”, avalia o prefeito Cettolin.

Em Garibaldi, pacientes com tosse, coriza, febre e falta de ar devem buscar atendimento no Ambulatório Covid-19 – auditório do Pronto Atendimento Médico (PAM), de segunda a sexta, das 8h às 20h, e finais de semana das 8h às 16h.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais