Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Serra Gaúcha tem aumento de internações por Covid-19 e retorna para bandeira vermelha

por Isadora Helena Martins

Amesne vai recorrer da decisão do governo do Estado

Foto: Divulgação / Governo do RS

A região da Serra Gaúcha voltou a ser enquadrada na bandeira vermelha do mapa preliminar do modelo de Distanciamento Controlado do Governo do Rio Grande do Sul. A região vinha se mantendo na bandeira laranja há mais de três meses, porém, com piora nos indicadores, voltou a ser considerada de risco epidemiológico alto para Covid-19.

A piora dos indicadores foi verificada em todo o Estado, com um total de 11 regiões na bandeira vermelha e as demais na bandeira laranja. O agravamento dos índices foi puxado pelo aumento no número de hospitalização por Covid-19 e de internações em leitos de UTI. O único indicador que não apresentou elevação foi o de óbitos, com redução de 22%. As maiores variações foram em internados em leitos clínicos confirmados com Covid-19 (aumento de 22%) e registros de hospitalização (crescimento de 17%).

Na região de Caxias do Sul (Serra), o total de pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) por Covid-19 passou de 56 para 74 nesta semana. Já as internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave, passaram de 81 para 90 casos. A região ainda apresentou um salto de internações clínicas: na quinta-feira (12), eram 73 pessoas, 20 a mais se comparado ao período anterior.

Caxias do Sul possui a autorização para cogestão do Distanciamento Controlado, ou seja, pode implantar regras alternativas aos protocolos estaduais durante o período de permanência na situação de alto risco. O mapa definitivo será divulgado na segunda-feira (16).

 

Região vai recorrer

A Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) informou que vai recorrer da decisão do Estado antes de acionar as regras da cogestão. 

Segundo o prefeito de Caxias do Sul, Flávio Cassina, serão apresentados os dados do Observatório Regional da Saúde. Ouça AQUI.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais