Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

EPICOVID19 pede olhar mais atencioso para Passo Fundo

por Camila Agostini

Em mais recente levantamento realizado pela pesquisa, entre dez testes positivados para a Covid, quatro foram registrados em Passo Fundo

Foto: Daniela Xu/Epidemiologia UFPel

Na terceira etapa do estudo EPICOVID19, realizada no último final de semana, os pesquisadores realizaram 4.500 entrevistas e testes, dos quais dez apresentaram resultado positivo. Quatro deles foram apenas em Passo Fundo, município que já vem apresentando números de casos e mortes elevados nas estatísticas oficiais, o que indica a importância de observar diferenças entre as cidades. Os novos dados estimam que, para cada 1 milhão de habitantes no Rio Grande do Sul, haja 2.200 casos reais de infectados por Covid-19 e apenas 248 casos notificados – ou seja, para cada caso notificado, haveria nove subnotificados. Pela margem de erro, esse número pode variar entre 4 e 16.

Segundo os dados coletados, há um aumento na prevalência de pessoas com anticorpos para o coronavírus no Rio Grande do Sul nas últimas semanas. Na terceira fase do levantamento, 0,22% das pessoas testadas apresentaram resultado positivo. Na testagem anterior, realizada no último fim de semana de abril, esse índice havia sido de 0,13%. No primeiro levantamento, há um mês, foi de 0,05%.

Mas o aumento da prevalência de pessoas com anticorpos no estado veio acompanhado de uma diminuição do número de pessoas respeitando as orientações de distanciamento social. Entre o primeiro levantamento e o último, o percentual da população que relatou sair de casa diariamente aumentou de 20,6% para 30,4%. Em Passo Fundo, 32,6% dos entrevistados admitiu sair de casa diariamente, enquanto 50,4% saem apenas para atividades essenciais e 17% garantem ficar em casa o tempo todo.

A pesquisa foi encomendada pelo Governo do Estado à Universidade de Pelotas (UFPel). Em Passo Fundo, 500 pessoas foram testadas e entrevistadas por pesquisadores da Universidade de Passo Fundo (UPF), Imed e Universidade Federal da Fronteira Sul (Uffs). Os dados, da terceira etapa da pesquisa, foi apresentada pelo Governador do Estado, nesta quarta-feira, dia 12/05.

A pesquisa ainda está em andamento. A previsão é realizar, até 25 de maio, entrevistas e testes com 18 mil pessoas em nove cidades gaúchas - Porto Alegre, Canoas, Pelotas, Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Passo Fundo, Ijuí e Uruguaiana – que representam 31% da população gaúcha, mas já foram confirmadas pelo menos mais duas fases, cujas datas serão anunciadas em breve.

Assessoria de Imprensa / Universidade de Passo Fundo

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais