Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Saúde: Roncos noturnos podem acarretar problema de saúde

por Liliana Trentini

Dra. Vanessa Lunelli esclarece sobre questão

Dra. Vanessa Lunelli, Médica Otorrinolaringologista
Foto: Divulgação: Comunicação Social Hospital Cristo Redentor

Estima-se que 20% dos indivíduos adultos e 50% dos homens acima de 60 anos apresentam a queixa de ronco, podendo este sintoma ser apenas ocasional ou ser um sinal de uma doença mais grave, a síndrome da apneia obstrutiva do sono, que se caracteriza pela parada respiratória provocada pela obstrução da passagem do ar pelas vias aéreas, gerando diminuição da oxigenação do sangue. 


A Médica Otorrinolaringologista, Dra. Vanessa Lunelli esclarece sobre: “Não apenas uma queixa comum que gera consequências na vida social do paciente, os roncos noturnos podem ser também um sinal de um problema de saúde. O ronco se caracteriza por um ruído provocado pelo estreitamento ou obstrução nas vias respiratórias superiores durante o sono, que dificulta a passagem de ar e provoca vibração dessas estruturas.


Alguns sinais são alertas para que o paciente procure um especialista: sono agitado, falta de disposição e sonolência durante o dia, dor de cabeça pela manhã, dificuldade de atenção e concentração, inúmeros microdespertares e parada da respiração durante o sono. O diagnóstico da causa e gravidade deste sintoma se inicia com a avaliação clínica do paciente, e se necessário, exames complementares como a nasolaringofibroscopia e a polissonografia. O tratamento poderá ser clínico ou cirúrgico, com base nas características individuais de cada paciente”.


Sobre a profissional
Dra. Vanessa Lunelli tem Graduação em Medicina pela Universidade Comunitária de Região de Chapecó /UNOCHAPECÓ, Residência Médica em Otorrinolaringologia pela Universidade Federal da Fronteira SUL/UFFS no Hospital São Vicente de Paulo/Passo Fundo e Residência Médica em Cirurgia Craniomaxilofacial pela Universidade Federal de Uberlândia-MG.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais