Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Hospitais e Santas Casas ingressam na justiça e pedem bloqueio das contas da União nessa segunda-feira

por Eduardo Borile Junior

A falta de recursos ocasionou na diminuição de 15% das internações do país

Instituições pedem o ressarcimento retroativo de cinco anos, referente aos valores defasados, repassados pelo governo federal.
Foto: SES | Divulgação

Hospitais e Santas Casas de diversos estados brasileiros vão ingressar com ações judiciais contra a União, solicitando o bloqueio das contas públicas nesta segunda-feira, 15. As instituições pedem o ressarcimento retroativo de cinco anos, referente aos valores defasados, repassados pelo governo federal. No Rio Grande do Sul, um dos hospitais responsáveis pelo ato é o Pompéia, de Caxias do Sul, além de instituições de Ijuí, Lajeado, Pelotas, Porto Alegre e Santa Cruz. O presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do Rio Grande do Sul Francisco Ferrer, afirma que o intuito das ações é abrir uma discussão mais ampla com a União, no que tange a situação econômica das 1.754 entidades que compõem a Federação (ouça em áudio).

Na semana passada representantes de diversos segmentos da área da Saúde estiveram presente com o ministro Ricardo Barros, em Brasília. Conforme Francisco Ferrer, o próximo passo é entregar ao presidente interino Michel Temer um documento com as reivindicações do setor (ouça em áudio).

Ainda de acordo com Ferrer, a falta de recursos ocasionou na diminuição de 15% das internações do país. Os atrasos referentes aos pagamentos dos serviços oferecidos pelos Hospitais e Santas Casas no Rio Grande do Sul já somam R$ 144 milhões. Não está descartada a realização de novos encontros, com os governadores, para abordar a situação financeira das instituições.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais