Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Campanha Nacional de Multivacinação 2023

por Larissa Macena

Em Veranópolis e na região a Campanha será realizada no período de 14 a 26 de outubro

Foto: Produção Tua Rádio Veranense

O Ministério da Saúde lançou a Campanha Nacional de Multivacinação 2023, para todo o país. A ação é voltada para a atualização do calendário de vacinas de crianças e adolescentes até os 15 anos de idade. Em Veranópolis e na microrregião, a campanha inicia na próxima semana se estendendo até o dia 28 de outubro.

Os objetivos da campanha são, além de manter a situação vacinal atualizada, restabelecer a cobertura, proporcionar acesso à vacinação e reduzir o risco de reintrodução de doenças que foram eliminadas ou controladas no estado e no país e no público-alvo crianças de 0 a 14 anos. Portanto, é responsabilidade de todos os pais e responsáveis ​​se deslocarem ao posto de saúde mais próximo de sua residência para verificar se suas crianças e adolescentes estão em dia com as vacinas.

Não se trata de um evento para nenhuma vacina específica, mas para verificar se as vacinas regulares do calendário vacinal estão em dia. É importante ressaltar que os pais que vacinam seus filhos em clínicas privadas devem procurar um posto de saúde para regularizar a situação vacinal de seus filhos no SUS.

VERANÓPOLIS

Em Veranópolis, a Campanha Nacional de Multivacinação acontece no período de 16 a 27 de outubro, em todas as unidades de saúde do município. Os profissionais da Secretaria da Saúde de Veranópolis, em parceria com a Secretaria da Educação, estão realizando uma busca ativa, após a verificação no sistema de informação, onde realizam contato telefônico (ligação e WhatsApp) para alertar o familiar que a criança ou adolescente tem alguma vacina que deve ser realizada.  Em caso de dúvidas, sobre o contato telefônico, busque a Unidade de Saúde de sua referência, é importante levar junto a Caderneta de Vacinação.

A Secretaria de Saúde informa que os pais e responsáveis que já buscaram junto aos Postos de Saúde o atestado vacinal no mês de outubro, para a realização das matrículas e matrículas nas escolas municipais que já verificaram a questão vacinal do seu filho e não precisam retornar para essa campanha.

O Dia D de Multivacinação, será realizado no sábado, dia 21 de outubro, e todos os postos de saúde estarão abertos das 8 às 14 horas, para a vacinação das crianças e adolescentes. Haverá distribuição de brindes no sábado.

Os horários de funcionamento das Salas de Vacinas nos Postos dos Bairros é das 07h30min até às 11h e das 13h até às 16h30min, e no Posto Central é das 07h30min até às 17h30min (sem fechar ao meio dia).

FAGUNDES VARELA

Em Fagundes Varela a Campanha de Multivacinação será realizada no período de 14 a 28 de outubro. O Posto de Saúde atende de segunda a sexta-feira, das 08h às 16h. O Dia D será realizado no sábado, dia 21 de setembro, das 08h até às 14h.

A Secretária de Saúde do Município destaca que somente receberão vacina, aqueles que estiverem com esquema vacinal incompleto, de acordo com o Calendário Nacional de Imunização. A verificação da situação vacinal será feita para todas as crianças e adolescentes que pertencem a faixa etária da Campanha.

COTIPORÃ

A campanha da Multivacinação ocorrerá em Cotiporã no período de 14 a 28 de outubro. Durante a campanha, o município contará com atendimento presencial, para vacinação, em todos os dias úteis da semana e no sábado (28).

Nos dias 16, 18, 19, 20, 23, 25, 26 e 27 de outubro o horário para a vacinação na Unidade de Saúde é das 10h até às 16h. Nos dias 17 e 24 de outubro será das 7h30min até as 11h e das 12h30min até as 16h. No Dia D de vacinação, 28 de outubro, a Unidade estará aberta das 09h até às 15h.

O município estará disponibilizando avaliação das cadernetas e orientação, através de envio de mensagens de texto para o número (54) 3446-2864, basta enviar fotos da caderneta de vacinação, com boa resolução, identificando a criança ou adolescente. O retorno será dado via mensagem durante ou logo após a campanha de vacinação

Para maiores informações contatem seu Agente Comunitário de Saúde ou a Unidade de Saúde pelo 54 3446-2899.

VILA FLORES

Em Vila Flores a Campanha de Multivacinação também será no período de 14 de outubro a 28 de outubro. O DIA D, será realizado no dia 21 de outubro, e a Unidade Básica de Saúde estará aberta das 08h até às 16h, na ocasião serão disponibilizados atestados para matrículas e rematrículas.

De segunda a sexta-feira, a vacinação ocorre no horário normal da UBS, que é das 07h às 11h30min e das 13h às 17h. Em caso de dúvida entre em contato com a UBS pelo fone (54) 3447-1561 ou (54) 9 9198-3610.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais