Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Caxias do Sul espera retorno do governo estadual para iniciar projeto Testar RS

por Daniel Lucas Rodrigues

A Prefeitura caxiense aguarda os insumos (testes RT-PCR e procedimento operacional padrão) para organizar o programa na cidade

Foto: Divulgação/Andréia Copini

Caxias do Sul terá a ampliação dos testes RT-PCR para Covid-19 em uma parceria com o Governo do Estado, por meio do projeto Testar RS. A prefeitura caxiense anunciou a entrada no programa ainda na sexta-feira passada, dia 07. O Município poderá estender o exame para mais grupos prioritários, passando a disponibilizar cerca de 900 testagens por semana.

A novidade é que serão diagnosticadas pessoas que apresentam sintomas de síndrome gripal, com quadro respiratório agudo, caracterizado pelos seguintes sinais e sintomas: febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou distúrbios gustativos.

Para Tua Rádio São Francisco, o diretor geral da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Mário Taddeucci, afirma que ainda espera um retorno do governo estadual para iniciar o projeto. Segundo ele, falta receber o procedimento operacional padrão, a fim de entender como trabalhar e distribuir as equipe no Testar RS. Os insumos, que são os testes RT-PCR, também não teriam chegado à pasta municipal. A iniciativa era para começar nesta terça-feira.

O programa iniciou no dia 23 de julho no estado. Passaram pelos exames colaboradores e idosos de instituição de longa permanência para idosos (ILPIs) e trabalhadores da área da saúde e seus contactantes, que registraram algum caso da doença. Este trabalho já era realizado em maio pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Taddeucci acredita que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central e algumas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) poderiam fornecer os testes. Porém, ele necessita das instruções e dos insumos do Estado para prosseguir com o planejamento.

Clique AQUI e confira a entrevista completa com o o diretor geral da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Mário Taddeucci.

Testar RS

É um programa do Governo do Estado do Rio Grande do Sul para aumentar os grupos que terão acesso aos testes RT-PCR, considerados os mais eficazes para detectar a Covid-19. O objetivo é diminuir a transmissão comunitária identificando, oportunamente, as pessoas infectadas, mantendo o isolamento domiciliar; conhecer a real incidência da Covid-19 no RS; traçar o perfil dos casos confirmados para Covid-19 direcionando estratégias de distanciamento social; e reduzir o crescimento da curva epidêmica assegurando a capacidade de atendimento hospitalar.

Segunda etapa

Este estágio vai contar com a utilização do aplicativo Dados do Bem, que serve para rastrear casos de coronavírus e processar essas informações, como resultado de testes. As pessoas que apresentarem sintomas de síndrome gripal, residentes nas outras regiões do Estado e contactantes próximos dos casos confirmados de Covid-19, podem ser detectados pela ferramenta.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais