Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

UCS seleciona voluntários para coleta de dados na segunda fase da pesquisa sobre prevalência da Covid-19 no RS

por Isadora Helena Martins

Os interessados devem se inscrever até a próxima segunda-feira (15/06). Podem participar acadêmicos ou profissionais da área da saúde.

Foto: Divulgação / Andréia Copini

A segunda etapa da pesquisa EPICOVID-19 - Evolução da Prevalência de Infecção por Covid-19 no Rio Grande do Sul: Estudo de Base Populacional, coordenado pelo Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), vai iniciar entre os dias 27 e 29 de junho.

Caxias do Sul segue como uma das nove cidades sentinelas do estudo. No município serão visitadas 500 residências em 50 regiões censitárias. “Nós temos 50 regiões censitárias, dentro dessas regiões serão sorteadas 10 residências e dentro de cada residência um participante será sorteado para ser aplicado o teste rápido e realizar o preenchimento de um questionário”, explicou a enfermeira e professora da UCS, Patrícia De Gasperi.  

Para auxiliar na nova rodada de testes e coleta de dados junto à população, a Universidade de Caxias do Sul (UCS), que é responsável pela coleta de dados no município, abriu um edital para chamamento de voluntários. Os interessados podem se inscrever até 15 de junho, mediante preenchimento de formulário que está disponível no Edital. Podem se candidatar alunos de instituições de ensino superior, regularmente matriculados em um curso da área da Saúde (a partir do 4º semestre) e profissionais da área da Saúde (Enfermagem, Medicina, Fisioterapia, Nutrição, Farmácia, Biomedicina, Odontologia, Ciências Biológicas e Educação Física). O Edital também dá informações sobre pré-requisitos dos candidatos e auxílios para realizar as atividades. “Neste primeiro edital, nós vamos selecionar 35 voluntários para trabalhar nessa pesquisa. Mas, serão quatro fases, teremos quatro momentos de coleta de dados, então é possível que para a próxima fase a gente abra um novo edital com outras vagas também”, disse Patrícia.

Ela também garantiu que os candidatos vão passar por um treinamento e vão receber as orientações e EPIs necessários para a realização das tarefas. As instruções devem ser passadas em um momento de capacitação previsto para ocorrer no dia 26 de junho, nos períodos da tarde e noite.

A estimativa é de que esta etapa da pesquisa seja concluída até o mês de setembro de 2020. Conforme Patrícia o objetivo do período mais longo é ter uma abrangência maior dos dados: “É pra gente conseguir realmente acompanhar a prevalência do vírus. O nosso prazo máximo é setembro, mas, se durante a análise dos dados se perceber que a prevalência se tornou maior, a gente vai antecipar as coletas, fazendo de 15 em 15 dias como foi a primeira etapa”. Ouça a entrevista completa AQUI.

Para acessar o Edital e o formulário de inscrição clique AQUI.

A segunda fase da pesquisa EPICOVID-19

A primeira etapa da pesquisa de prevalência de infecção por Covid-19, no Rio Grande do Sul, foi realizada entre 11 de abril e 25 de maio e apontou estabilidade da proporção de casos de coronavírus no RS. Três meses depois da divulgação do primeiro caso de Covid-19 Estado, a pesquisa pretende agora avaliar a prevalência de pessoas infectadas pelo Novo Coronavírus, medir a velocidade de expansão da infecção na população e determinar o percentual de infectados sem sintomas.

Organizada por fases, esta etapa da pesquisa será realizada em nove cidades e pretende atingir em torno de 18 mil gaúchos. O objetivo, é coletar dados sobre a evolução da doença no Estado para auxiliar os governantes na implementação de políticas públicas para contenção do vírus, bem como auxiliar na tomada de decisões.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais