Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Segundo caso de dengue autóctone é confirmado em Veranópolis

por Daniela Affonso

Fumacê foi aplicado na quarta-feira (10), na região central do município e nova aplicação está prevista

Foto: SMS | Divulgação

O segundo caso de dengue autóctone, em que a contaminação ocorreu no município, foi confirmado na quarta-feira (10) em Veranópolis. O primeiro caso envolveu uma criança e o segundo, um adulto. Ambos residem na região central, mas não em moradias próximas. Além destes, são contabilizados cinco casos importados confirmados e um aguarda resultado do Laboratório Central do Rio Grande do Sul (Lacen). 

A Secretaria de Saúde, além das ações preventivas que já eram realizadas, trabalha na aplicação de adulticida, o conhecido fumacê. O objetivo é combater e eliminar focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. A primeira ação foi na quarta-feira (10), na região próxima a Sociedade Alfredochavense, em trechos da Avenida Pinheiro Machado, Rua Flores da Cunha e Marechal Deodoro da Fonseca. Estão previstas novas aplicações, inclusive nesta sexta-feira (12), nos períodos da manhã e final da tarde. Os locais serão os mesmos da primeira aplicação e também no centro e no bairro Santa Lúcia, entre a Rua Mato Grosso, Epitácio Pessoa, Pinheiro Machado e Rua Bahia. Em caso de chuva, a aplicação será transferida. 

Os profissionais alertam que no local de aplicação do fumacê, é importante que a população que mora no local deixe suas casas abertas, recolha seus animais de estimação e não esteja circulando nas proximidades no momento de aplicação do adulticida.

A população precisa auxiliar no combate à dengue,eliminando qualquer lugar que possa acumular água parada e se tornar um possível criadouro para o mosquito. Além disso, o uso de repelente é essencial.

Assista aqui a entrevista realizada nesta quinta-feira (11), com a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Veranópolis, Andiara Luvison. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais