Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Mais 314 leitos de UTI são habilitados no Rio Grande do Sul

por Ana Lúcia Jacomini

Na região, Soledade e Passo Fundo são municípios beneficiados

Hospital São Vicente de Paulo é um dos hospitais referência na região
Foto: Reprodução/HSVP

A rede hospitalar do Rio Grande do Sul passa a contar com a habilitação de mais 314 leitos de Unidades de Terapia Intensiva - UTI, para atendimento de pacientes da Covid -19 pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A Portaria 1502/2020, do Ministério da Saúde, foi publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira, 09/06, e garante o pagamento de mais de R$ 45 milhões, em parcela única, a 20 estabelecimentos de saúde de 18 municípios gaúchos. A habilitação é temporária, válida para o período de 90 dias, com possibilidade de prorrogação.

Com essa habilitação, o estado chega a uma ampliação de mais 624 leitos de UTI habilitados pelo SUS desde o início da pandemia de coronavírus. Para a habilitação de um leito de UTI é necessário que o hospital disponibilize equipamentos como respiradores, monitores, camas e equipe de profissionais de saúde especializada em atendimento intensivista. Foram beneficiadas várias regiões gaúchas, incluindo a metade norte do Estado, com habilitação de cinco leitos em Espumoso, seis em Soledade e 20 no Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo.

Conforme a última atualização dos dados no sistema de monitoramento de leitos de UTI, feita às 14 h da terça-feira, dia 9, o RS tem à disposição 1931 leitos de UTI (SUS e privados), destes 1397 sendo usados, o que representa pouco mais de 72% de taxa de ocupação. Este sistema é alimentado pelos hospitais gaúchos que fazem, diariamente, a inserção de dados sobre a sua capacidade instalada e número de pacientes internados confirmados ou com suspeita de Covid-19 ou outra Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

 

 

 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais